Other stuff ->

terça-feira, 7 de outubro de 2025

O Homem precisa do Diabo?

Será que o homem precisa da figura do diabo?

O Deus antropomórfico nos mostra que não Deus criou o homem à sua imagem e semelhança, mas o homem criou Deus à sua imagem e semelhança...

Mas se o homem é uma criação imperfeita, como refletir sua imagem em algo que deveria ser sublime e puro, totalmente imaculado, como a figura de Deus antropomorfizada?

Aí é que entra o famoso diabo, como suas mais pândegas denominações: pé-preto, pagu-pagu, tinhoso, capeta – todas elas de cunho pejorativo, mas que nada mais fazem do que espelhar os próprios comportamentos humanos perversos e desviantes da conduta que seria de se esperar celestial.

Foi então criado um espelho negro para a reflexão das paixões humanas – tal qual o bode expiatório dos judeus, que enviado com todos a sorte de maldições para morrer só no deserto, fazia com que aquele povo pensasse ter incorporado o mal no pobre animal e o enviado à morte.

Daí vem a figura do bode associado ao diabo.

Mas não seria o diabo um bode expiatório para poder levar a culpa pelos atos impuros dos seres humanos que ao cometerem seus "pecadilhos" ou "pecadões", teriam a quem transferir a carga culposa?

Decerto não poderiam-na transferir à Deus, imaculado, todo poderoso e senhor da luz...

Então personificaram e antropomorfizaram um ser que levaria toda a culpa pelos atos errados e desviantes do impuro humano.

Acho que o diabo não passa de uma invenção para se culpar...

Pobre diabo – um mero reflexo da escória humana, uma mera desculpa para se usar na hora do aperto: foi o diabo que me tentou – como se aqueles pensamentos ditos "pecaminosos" não se originassem dentro mesmo das próprias consciências das pessoas...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate it!