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quinta-feira, 5 de maio de 2011

Somos realmente Motociclistas?

Espírito Motociclístico ...

Desde adolescente ouço esse tema, lema como queiram...
Mas como definir?

Piloto motos a "quase" 20 anos, é verdade, já sou uma balzaquiana...

Nessa longa estrada e porque não dizer aventura, deparei-me com gente
de toda a espécie, motoqueiro, monstro-queiro, motociclista,
moto-turista, motoboy, não importa o adjetivo para denominar o amor
que se tem pelas duas rodas, esse é igual para todos, ao menos era o
que eu pensava até pouco tempo atrás, mas as opiniões mudam...

Antigamente as motos tinham baixa cilindrada, não havia moto grande
importada, e ter uma 125 cc já era fato de orgulho, para o dono.

Lembro-me que na época da inexistência de Lei que obrigasse o
motociclista fazer uso do capacete, paráva-mos no farol e com um gesto
simples, mas peculiar, cumprimentávamos uns aos outros com um balançar
de cabeça humilde, e quando na rua, ao cruzar com outra moto, tínhamos
o hábito de buzinar e inclinar a cabeça fazendo um cumprimento que era
quase um aperto de mão...

De lá para cá muita coisa mudou, vieram as motos maiores, 350, 450,
600, 900, RR, R1, ZX, 1200 e com elas, novos proprietários de
motocicletas e novas visões de mundo.

Criaram-se Sites, Blogs, Irmandades, Moto Clubes, Fóruns, e foram
então se dividindo os "donos" de motos pelo poder do cifrão...
Aos poucos o Espírito Motociclístico foi sendo esquecido, dando lugar
aos interesses individuais...

Sem querer generalizar, acredito que ainda persiste nos corações
daqueles que de fato amam o motociclismo como um Ideal, não só de
aventura mas de liberdade!

Todavia o espírito Motociclístico, aquele que se tinha antigamente, de
amizade, companheirismo, família, fraternidade, confraternização, foi
perdendo terreno nos corações de alguns...

Pois é, conheci muita gente boa nesse meio, gente que como eu respeita
e é respeitado, não pela sua cor, conta bancária, estado civil,
religião, nem pelo tamanho da cilindrada da moto, tão pouco por outros
interesses menos nobres...
Mas as coisas nem sempre são como esperamos que devam ser, justas!

Percebo que tem gente que anda de moto, viaja junto, senta no boteco
pra beber junto, joga conversa fora, conta piada, brinca, participa de
fóruns, moto clubes, mas na verdade NÃO SÃO MOTOCICLISTAS! Apenas
andam de moto...

Existe uma diferença grande em ser motociclista e em apenas andar de moto.
Até mesmo alguém que de repente está sem moto momentaneamente por
alguma situação temporária é mais motociclista que muitos que se dizem
por aí sendo um!

O Espírito Motociclístico não tem alter-ego! Não é orgulhoso, melindrado...

Tem gente que senta na moto, sai por aí empinando bandeiras, mas na
verdade, sequer sabe o que de fato é ser um MOTOCICLISTA!

Tem gente que só anda de moto, e andar de moto não é ser Motociclista!
Andar de moto, qualquer um anda! Agora ter o espírito de amizade,
fraternidade, honestidade, idoneidade, companheirismo, respeito, isso
é privilégio de poucos...

Eu aprendi e aprendo todo dia, que é melhor fazer papel de tolo do que
fazer papel de esperto! Já dizia meu velho e sabido pai:

"A esperteza quando é muita, vem e come o dono!"

E assim é com as amizades, tem gente que não sabe valorizar uma
amizade sincera, possivelmente até pode subjugá-la ingênua, mas na
verdade, esses que assim se comportam, são aqueles que só sabem andar
de moto... Não são de fato MOTOCICLISTAS!

Tão pouco sabem diferenciar o quê de como, e se questionados sobre
isso, provavelmente vão tergiversar!
Espírito Motociclístico para eles é tão somente ter moto e acelerar,
pena que em verdade, não sairão do lugar comum...

(Crônica de Márcia Cristina Lio Magalhães)

Nembo Super 32 Rovescio é a única moto de série com motor invertido

"Nembo Super 32 Rovescio" é a única moto de série com motor invertido

5 mar, 2011  Nembo Motor Invertido Nembo Motociclette Reverso Rovescio

Apresentada recentemente na Europa, a Super 32 Rovescio, fabricada
pela italaina Nembo Motociclette é o único modelo duas rodas a trazer
motor invertido de série e exatamente por isso tem esse nome, pois em
italiano, rovescio significa reverso.


O propulsor de três cilindros conta com três versões, com cilindradas
entre 1.850 e 2.100 cm³. As potências vão de 160 a 250 cv e o torque,
de 16,5 a 24,5 mkgf.
O motor também faz as vezes de chassi. Na parte dianteira, há uma
pequena treliça que liga o propulsor ao guidom e atrás foi instalado
um quadro do tipo sela, ambos feitos de aço. Já a tampa do tanque e
braço oscilante são feitos de fibra de carbono.

Sem combustível, a Super 32 Rovescio pesa entre 140 e 155 quilos,
dependendo da versão. Como comparação, a nacional Honda CB 300R tem
26,5 cv e 145 quilos.
De acordo com o criador do projeto, Daniele Sabatini, tudo na Super 32
Rovescio foi pensado para garantir a melhor centralização da massa,
com ótima tração.
Fonte: Jornal da Tarde

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