Other stuff ->

terça-feira, 19 de março de 2019

Grande Loja


Eu, particularmente, sempre pensei que a origem do termo "Grande Loja" derivasse do evento da união das quatro Lojas da Inglaterra, em 1717, formando a "Grande Loja de Londres e Westminster". Mas a verdade não é essa.. Por casualidade, em pesquisa no Grande Dicionário Enciclopédico, do Mestre Nicola Aslan, encontrei:

"O termo Grande Loja, teve origem que remonta à Idade Média e foi utilizado, pela primeira vez, pela Maçonaria Operativa alemã.

As Lojas de Talhadores de Pedra, ou Steinmetzen, foram-se formando na Alemanha, por toda parte, com suas próprias leis e regulamentos. Estas Lojas ou Confrarias tomaram o nome de Hütten (Lojas), do nome do local em que se reuniam, e  reconheciam a supremacia das Grandes Lojas, denominadas Haupthüten (Lojas Principais)

Estas Grandes Lojas foram em número de cinco e estavam situadas em Colônia, Estrasburgo, Viena, Zurique e Magdeburgo. O Mestre da obra da Catedral de Colônia era reconhecido como chefe de todos os Mestres e operários da Baixa Alemanha, como o de Estrasburgo o era daqueles da Alta Alemanha. Mais tarde foi estabelecido um Mestre central em Estrasburgo, onde a construção da catedral se prolongou mais.

A sua jurisdição estendia-se sobre as Lojas de uma parte da França, e de uma parte da Alemanha; à Grande Loja de Colônia estavam subordinadas as Oficinas da Bélgica e de outra parte da França e assim por diante. As cinco Grandes Lojas Operativas alemãs tinham jurisdição independente e soberana, julgando sem apelação todas as causas levadas perante elas. Conforme os estatutos da sociedade.

Em 1452, Jost Dotzinger, Mestre das obras da catedral de Estrasburgo, unificou a organização das Corporações dos Talhadores de Pedra, formulando uma Constituição que foi aceita por todos.

No Congresso de Ratisbona, Dotzinger foi eleito Mestre Supremo e a Oficina de Estrasburgo recebeu o título de Grande Loja, ficando encarregada de julgar, em primeira instância, todas as divergências surgidas entre os Talhadores de Pedra.

Esse mesmo título foi usado em 1717, na Inglaterra quando a Maçonaria se transformou em uma Fraternidade com objetivos morais e sociais.. Formaram-se então as Grandes Lojas que se espalharam, sob esse novo aspecto, por todos os continentes. Desde então a Grande Loja é um Corpo Superior, independente, soberano e diretor da Ordem Maçônica perante as Oficinas de sua jurisdição."

 
Vou me atrever a mencionar um pensamento conclusivo, muito conhecido:  "Neste mundo nada se perde, nada se cria, tudo se copia."

 
Ir.'. Alfério Di Giaimo Neto.

segunda-feira, 18 de março de 2019

Qualificações do Venerável Mestre

 

Quais as "qualificações" e "deveres" de um Mestre Instalado?

È necessário dizer que Venerável Mestre "perfeito" não existe e nem nunca existirá. Isso é uma verdade.

Vamos mencionar os itens qualificatorios:

1.        – O Venerável Mestre qualificado deverá conhecer bem a Ordem Maçônica e a História da Maçonaria.

2.        – Ele deverá conhecer, também, alguma coisa da Literatura Maçônica a ponto de  poder recomendar livros aos Irmãos da sua Loja, e poder indicar onde achá-los e onde achar as respostas às questões feitas a ele.

3.        – Ele manterá a "harmonia" na Loja e estará atento à formação de "panelinhas" ou ocorrência de "fissuras" no grupo.

4.        – Ele deixará a Loja ao seu sucessor, financeiramente, melhor do que estava quando foi Instalado.

5.        – Ele fará Sessões interessantes e trabalhará duro para arranjar bons Trabalhos e planejará eventos cultos e instrutivos aos Irmãos. Nenhum Irmão deixará a Sessão sem dizer ou fazer alguma coisa, o que marcará maçonicamente seu coração.

6.        – Os 03 Graus Simbólicos deverão ser tratados com a mesma atenção e os Obreiros deverão ter as Instruções de maneira clara e apropriada e as dúvidas deverão ser esclarecidas ali, naquele momento.

7.        – Ele não terá dificuldades para preservar a dignidade de seus Oficiais, porque é sabido que, os Irmãos de uma Loja respeitam Veneráveis Mestres que respeitam seus Oficiais.

8.        – Ele será um "servidor" da Loja e fará o bem estar da mesma, como uma de suas prioridades.

9.        – Ele começará as Sessões no horário programado e fará tudo para evitar passar do horário do término, previsto.

10.      – Ele respeitará as Tradições da Loja e da Ordem Maçônica.

11.      – Ele seguirá, religiosamente, a Ritualística do Rito adotado pela Loja, sem invencionice ou abuso de poder, sem fazer eventos porque "acha que tem que fazer", ou dando desculpas esfarrapadas, dizendo "farei porque outros fazem", passando por cima da Ritualística.

12.      – Ele é o Guia, o Filósofo e Amigo dos Irmãos da Loja.

13.      – Ele é entusiasmado sobre seu trabalho mas consciente de suas próprias limitações. Ele é rápido para aceitar considerações mas lento para agir até que sejam dadas as análises criteriosas sobre as mesmas.

14.      – Ele receberá com agrado as sugestões mas não necessariamente as seguirá se as considerar inadequadas.

15.      – O ideal do Venerável Mestre é um Ideal Maçônico e batalhará para viver uma Vida maçônica.

16.      – Finalmente, o Venerável Mestre Ideal terá uma mente modesta, sem o mínimo de arrogância. Ele deverá estar sempre ciente que ocupa o "Trono de Salomão" e é o representante e responsável da Loja, agindo sempre de modo compatível com essa função. Essa condição de Venerável Mestre é o maior e melhor presente que uma Loja pode dar a um de seus Obreiros!


Esta Pílula Maçônica foi pesquisada e adaptada do artigo do M.W. Bro Carl H. Claudy (EUA) do  " O livro do Mestre Instalado".



Ir.'. Alfério Di Giaimo Neto.

Translate it!