Other stuff ->

terça-feira, 19 de abril de 2011

Planejamento Familiar

ESSA   PLACA   É  FANTÁSTICA...

O SESI matou a charada,  e resolveu o problema do planejamento familiar...

Ô mente poluída sô!

Marido sozinho em casa

Querida, está tudo em ordem durante sua ausência. Aquela senhora que
você contratou para cuidar da casa durante a sua viagem ficou doente e
não pode vir, mas estou me virando bem.

Estou preparando meu próprio jantar.

Só não estou limpando a casa nem lavando a roupa suja.

Está dando tudo certo.

Ontem fiz batata frita. Ficou bom. Era preciso descascar a batata?

A panela de pressão ficou bem suja, aí a deixei de molho no sabão em
pó com um pouco de WD.

Quanto tempo precisa pra cozinhar ovos? Já deixei eles fervendo por
duas horas, mas ficaram duros que nem pedra.. Da próxima vez, vou
deixar menos tempo.

Ontem tive um contratempo cozinhando as ervilhas. Coloquei a lata no
microondas e ele explodiu. Acho que tinha que abrir a lata, né? Mas
hoje vou fazer um macarrão, que é bem mais fácil. Até já deixei ele de
molho na água fria, pra cozinhar mais rápido, já que o micro-ondas
quebrou.

Já aconteceu contigo de a louça suja criar mofo? Como é possível isso
acontecer em tão pouco tempo?

Aliás, atrás da pia tem de tudo que é bicho, daqui a pouco vai dar pra
fazer um documentário e vender pro Nacional Geografic. hehehehe,
brincadeirinha! !!

No domingo eu emporcalhei o tapete persa com molho de tomate e
mostarda do cachorro quente. Você sempre me dizia que mancha de molho
de tomate não sai. Passei um pouco de gasolina que tirei do carro, e a
mancha saiu. Ficou meio branco no lugar, mas arrastei o sofá em cima
da mancha e nem dá pra perceber. Até você voltar, o cheiro deverá
desaparecer.

A geladeira estava criando muito gelo, então tive que fazer um defrost
nela. O gelo sai fácil se você raspar ele com uma espátula de
pedreiro!

Ficou ótimo, foi fácil e rápido, agora a geladeira está gelando bem
pouco, acho que vai demorar bastante pra juntar gelo de novo.

No mais, na última quinta-feira quando sai para o trabalho acho que me
esqueci de trancar a porta. Alguém deve ter entrado no nosso
apartamento porque estão faltando alguns objetos, inclusive aquele
vaso de marfim que seu bisavô trouxe da África.

Mas como você sempre diz o dinheiro não traz felicidade, e tudo que é
material é efêmero. O seu guarda-roupa também está meio vazio, mas
acho que não devem ter levado muita coisa, afinal você sempre diz que
nunca tem nada pra vestir. Ah, também não achei seus sapatos.

Sei que está pensando nas suas plantas, mas eu estou molhando elas
direitinho. Até fervi a água ontem, pois estava muito frio e achei que
não ia fazer bem molhar elas com água fria.

Beijos mil, com muito carinho, do seu querido Afonso.

PS: Sua mãe deu uma passada aqui pra ver como estavam as coisas. Ela
entrou e começou a gritar, e daí sofreu um infarto.
O velório foi ontem à tarde, mas preferi não te contar pra não te
aborrecer à toa.
Volte logo, estou com saudades...

BMW K1600 GTL: 1ª classe em duas rodas





BMW K1600 GTL: 1ª classe em duas rodas



Arthur Caldeira
moto.com.br




Seria uma heresia com os engenheiros alemães, mas não estaria
exagerando ao afirmar que a nova BMW K 1600 GTL oferece o conforto
digno de um carro de luxo. Além do espaçoso banco, malas laterais e
top case de série com capacidade para 115 litros, o modelo GTL tem
completo sistema de navegação Garmim, banco e manoplas aquecidas e
traz ainda o sistema de faróis direcionais, inéditos em motocicletas.

Feita para longas viagens com muito conforto, quase como a primeira
classe de um avião, a GTL cobra (caro) por isso. O modelo deve chegar
ao Brasil em junho em uma versão completa, ou seja, com todos os
opcionais, acessórios e mimos, por R$ 108.500 (R$ 10.000 a mais que o
modelo GT).

Além de mais equipada, a GTL diferencia-se do modelo GT principalmente
pela posição de pilotagem. Com pedaleiras mais avançadas e baixas e um
guidão mais largo, na GTL o motociclista vai mais ereto e ainda mais
confortável. Senti-me como se estivesse sentado no sofá de casa. Outra
diferença, bem de acordo com a proposta mais touring da GTL, é o
tanque com maior capacidade: 26,5 litros.

Tecnologia embarcada
Mas as diferenças não param por aí. Apesar de equipada com o mesmo
motor de seis cilindros em linha, 1649 cm³ de capacidade e 160 cavalos
de potência, os três modos de gerenciamento do propulsor – Rain, Road
e Dynamic – atuam de forma diferente do modelo GT. Segundo Gerhard
Müller, gerente do projeto, as respostas na GTL são ainda mais suaves.
"Fizemos de acordo com a proposta do modelo, mais suavidade e conforto
para longas viagens", explicou Müller.


As suspensões da GTL também têm acertos distintos. Tanto para suportar
o maior peso – a GTL pesa 348 kg em ordem de marcha, enquanto a GT,
319 kg – como para oferecer mais conforto para piloto e garupa. Mas de
qualquer forma, você não vai precisar se preocupar com isso: ela conta
com a segunda geração do Electronic Suspension Adjustment (ESA II).


Um ajuste eletrônico da suspensão que, por meio de um clique, permite
regular a pré-carga da mola, o retorno e a compressão do conjunto.
Pode-se optar por nove acertos diferentes: os modos Normal, Sport,
Comfort regulam a velocidade de retorno e compressão; já a pré carga
da mola pode variar somente para piloto; piloto e bagagem e piloto e
garupa.


A lista de apetrechos eletrônicos para tornarem a vida do piloto mais
fácil é quase infinita: controle de tração para evitar derrapagens,
freios com sistema ABS, controle da pressão dos pneus, Cruise Control
(piloto automático)...


Isso sem falar no completo sistema de navegação integrado ao painel da
moto. Um GPS Garmim, que pode ser acessado pela tela "touch screen" ou
ainda pelo punho esquerdo. Sem esquecer, é claro, do computador de
bordo, que só falta trazer a previsão do tempo! O restante está tudo
lá: consumo instantâneo, consumo médio, e autonomia. Para se ter uma
idéia da tecnologia da moto, o sistema de navegação acessa os dados do
computador de bordo e já pode indicar no mapa onde abastecer para não
ficar sem combustível.


A BMW ainda inovou na GTL com o inédito sistema de faróis direcionais
em motocicletas. Além de regular a altura do facho de luz levando em
conta a carga sobre a motocicleta, direciona o facho em curvas
tornando a pilotagem noturna ainda mais segura. E pasmem, oferece
ainda a opção de escolher se está rodando na mão direita, caso do
Brasil, ou, na mão esquerda, como na Inglaterra, África do Sul ou
Japão.


Conforto de sobra
Assim como a eletrônica embarcada, não faltam itens de conforto na BMW
K 1600 GTL. A começar pelo para-brisa ajustável eletronicamente (item
ausente em sua principal concorrente, a Honda Gold Wing). Basta tocar
um botão e regular a altura do para-brisa de forma a desviar o vento.
Simples assim.


Os aquecedores de manopla e bancos podem parecer inúteis para rodar no
verão brasileiro. Mas experimente viajar para as serras gaúchas
durante o inverno. Certamente sua garupa vai gostar da idéia de poder
regular o aquecimento de seu banco de forma independente. Evitando
invitáveis discussões com a esposa: "põe mais quente, estou com
frio...". Na GTL você não vai ter esse problema. E a tela de cristal
líquido indica quais bancos estão aquecidos ou não.


A discussão com sua garupa talvez seja sobre quem vai ocupar os 115
litros de capacidade – 33l em cada mala lateral e mais 49l no top
case, que tem até amortecedor, iluminação interna e brake-light.
Realmente uma capacidade de carga digna de uma station wagon das motos
(exagerando, é claro). Todos os três compartimentos podem ser
facilmente removidos da moto e levados para o quarto de hotel. Ou se
preferir deixá-los na moto, não há problema. A GTL conta com um
sistema de travas elétricas: por meio de um botão no punho ou até
mesmo pelo chaveiro de alarme, podem-se trancar todas as malas e o top
case.


Completando o pacote conforto, a K 1600 GTL traz um sistema de som com
entrada para MP3 e Ipod com alto-falantes independentes para a garupa.
Um acessório opcional ainda permite a conversa entre os dois
"tripulantes" da motocicleta por meio do sistema Bluetooth, totalmente
sem fios.


Para enfrentar a Honda Gold Wing
Por mais que os engenheiros da BMW neguem é impossível não pensar que
a K 1600 GTL veio para brigar de frente com a Honda GL 1800 Gold Wing,
sucesso de vendas nos Estados Unidos. Afinal, ambas trazem motores de
seis cilindros - em linha na moto alemã e opostos na japonesa. Já
nesse quesito a BMW ganha de longe: são 160 cv contra 118 cv da Honda.
E a Gold Wing é mais pesada: 381 kg a seco contra 348 kg em ordem de
marcha na BMW.


Apesar de trazer air-bags, a Honda Gold Wing perde para a K 1600 GTL
em diversos itens de conforto. Basta dizer que o modelo japonês traz
um antiquado sistema manual de ajuste do para-brisa. Mas o preço da
Gold Wing, atualmente à venda no Brasil, é inferior: R$ 92.000.


Ficha técnica
Motor Seis cilindros em linha, quatro válvulas por cilindro e
refrigeração líquida
Capacidade cúbica 1649 cm³
Diâmetro x curso 72 mm x 67,5 mm
Taxa de compressão 12,2: 1
Potência máxima 160 cv a 7.750 rpm
Torque máximo 17,85 kgf.m a 5.250 rpm
Câmbio Seis marchas
Transmissão final Eixo-cardã
Alimentação Injeção eletrônica BMS-X
Partida Elétrica
Quadro Do tipo ponte construído em liga-leve
Suspensão dianteira Duolever com dois braços longitudinais e um
conjunto mola-amortecedor com 115 mm de curso – eletronicamente
ajustável
Suspensão traseira Paralever com monobraço traseiro e mola-amortecedor
central com 135 mm de curso – eletronicamente ajustável
Freio dianteiro Disco duplo de 320 mm de diâmetro com pinça de fixação
radial de quatro pistões com sistema ABS
Freio traseiro Disco simples de 320 mm de diâmetro com pinça de dois
pistões fixos e sistema ABS
Pneus Metzeler Roadtec Z8 120/70-ZR 17 (diant.)/ 190/55- ZR17 (tras.)
Comprimento 2.489 mm
Largura 1000 mm
Distância entre-eixos 1618 mm
Distância do solo não disponível
Altura do assento 750 mm
Peso em ordem de marcha (90% do combustível) 348 kg
Tanque de combustível 26,5 litros
Preço sugerido R$ 108.500

10 coisas sobre: motos e viagens

por André Jordão (Infomoto)

Viagens estão totalmente ligadas às motos. Basta conseguir umas
férias, aparecer um feriado prolongado ou mesmo um simples final de
semana para que os motociclistas sintam aquela vontade de encarar a
estrada. E foi pensando nisso que a INFOMOTO selecionou algumas dicas
importantes para que sua viagem não traga mais problemas do que
satisfações pelo mundo a fora.

1- Sempre equipado
A primeira coisa que os motociclistas devem se preocupar é com os
equipamentos. Capacete, é claro, uma boa jaqueta, calça, bota e luvas.
Não adianta ter uma motocicleta e não conseguir comprar bons
equipamentos.

Por isso, economize o suficiente para ter condições de gastar entre
10% e 15% do valor de sua moto com acessórios de segurança que podem
salvar a sua vida. O principal item de segurança e o único obrigatório
pela legislação brasileira, o capacete, deve estar em boas condições
de uso, dentro do prazo de validade, com o selo de aprovação do
Inmetro, adesivos refletivos, a viseira limpa e sem riscos. Os demais
acessórios de segurança devem ser do tamanho correto, ou seja,
confortável, e não podem tirar sua sensibilidade, por tanto, cuidado
ao escolher.

2- Motocicleta revisada
Já que a idéia é viajar de moto, nada mais justo que sua fiel
companheira de viagem esteja revisada. Afinal, ficar parado por uma
pane mecânica na estrada não é uma situação muito agradável. Itens
básicos, como estado e pressão dos pneus, nível de óleo, estado das
velas e funcionamento da buzina, lâmpadas e cabos de acionamento são
fáceis de conferir e de corrigir caso haja falhas. O melhor a fazer é
levá-la a oficina de confiança.

3- Baús e bauletos
A bagagem é sempre uma incógnita. Bauletos e alforges são ótimas
opções para acomodá-la. No caso de bauletos ou alforges laterais o
alerta é que a carga seja distribuída em igualdade de peso. Caso
contrário irá afetar no equilíbrio da moto e, consequentemente, na
pilotagem. Amarrar a bagagem na moto com cordas elásticas (popular
aranha) também é uma solução e mochila nas costas pode ser uma saída,
desde que não esteja carregada com muito peso, para não cansar o
piloto. Respeitar os limites de carga da motocicleta é de bom grado e
a roupa de chuva deve ficar em local de fácil acesso.

4- Roteiro planejado
O roteiro da sua viagem deve ser previamente planejado. Sei que
existem muitas pessoas que preferem sair sem rumo, simplesmente
viajando. Entretanto a possibilidade de algo sair errado é maior. Por
isso, traçar o roteiro antecipadamente é muito bom para quem não quer
passar por apuros. Pesquisando pela internet é possível acessar mapas
de diversas localidades, relato de quem já viajou para determinada
cidade com as dicas sobre o percurso, distâncias entre cidades e
informações das estradas. O mais indicado é começar a viagem pela
manhã, onde a capacidade de concentração é melhor e o corpo está
descansado. Caso seja necessário realizar a viagem no período noturno,
não viaje sozinho. Viaje em grupos de motociclistas ou com a companhia
de um amigo com carro.

5- Cumprindo a lei
Não menos importante que a revisão na motocicleta, a documentação e a
habilitação devem estar em ordem, já que a fiscalização nas estradas é
constante. Irregularidades como documento atrasado e habilitação
vencida geram multas, além de transtorno para o motociclista. Na
pista, a regra é ver e ser visto. Ande sempre com o farol aceso, evite
andar no "ponto cego" dos veículos e em pisos com pouca aderência.
Quando começar a chover, não corra. A sujeira do asfalto em conjunto
com a água da chuva deixa a pista muito escorregadia; a chuva ainda
não "lavou" suficientemente a estrada, portanto muita atenção e reduza
a velocidade.

6- Mais simples, mas não menos importante
Depois de seguir as cinco dicas citadas acima, sobram alguns detalhes
que lhe ajudam durante a viagem. Você não ficará o tempo todo sobre a
moto, então tenha sempre uma roupa confortável a mão. Assim, quando
você parar para curtir um momento que a estrada esteja lhe
proporcionando, não passará apuros.

7- Eletrônicos
Toda viagem merece ser registrada. Para tanto, máquinas fotográficas e
de vídeo devem ser bem guardadas. Use um case especial para
carregá-las e não deixe de levar todas as recordações da sua viagem.

8- Se ligue nos pedágios
Hoje em dia, motos também pagam pedágios, não todos, mas alguns.
Então, fique atento nas estradas por onde você irá passar e deixe
notas e moedas sempre a mão. É irritante ter que tirar todo o
equipamento e ainda procurar as moedas pela moto, por isso se ligue!

9- Onde ficar
Já foi citado que muitos motociclistas preferem sair sem um
planejamento para viajar. Sem problema, cada um faz o que quer.
Todavia, é sempre bom agendar um lugar de confiança para passar a
noite. Procure na internet, fale com amigos, mas não deixe de escolher
um bom lugar pra dormir, porque ficar procurando hotel cansado na
calada da noite ninguém merece.

10- Volte com calma
Quem viaja de moto sabe como funciona. A ida é maravilhosa, mas a
volta preocupa. A diversão já aconteceu, os dias de descanso estão
acabando e a vontade de voltar a rotina não é das maiores. Antes de
retornar descanse bastante, não beba álcool na sua última noite de
'férias' e volte com tranquilidade, para que tudo que foi feito
durante a viagem valha a pena.

Vida de professor não é fácil!

Pérolas de sabedoria de nossos alunos...
 
É assim que se constrói uma pátria analfabeta...

Confiança

Confiança é o maior de todos os bens...
 
Se não confia nem no seu, imagina o dos outros...

Translate it!