Other stuff ->

quinta-feira, 26 de janeiro de 2017

LOJA

 

 

Nos tempos da Maçonaria Operativa, quando os Maçons começavam a ereção de uma Catedral ou qualquer outra construção em pedra, eles construíam uma choupana ou galpão, o qual era referido como a "Loja".

Esse galpão era usado como um salão de trabalho e também como moradia temporária para os trabalhadores mais jovens. Quando eles se reuniam para discutir planos, ou qualquer outro assunto ligado à atual obra, estava constituída a Loja.

Lionel Vibert, em seu trabalho "A Loja nos Tempos Medievais" declara que a construção contratada frequentemente tinha uma clausula que dizia que a "Loja" seria construída pelos Maçons envolvidos na referida obra. Em York no ano de 1428, Maçons recrutados em todas as regiões vizinhas eram conhecidos como os "Maçons da Loja". Como foi dito, os jovens trabalhadores (aprendizes?) da Fraternidade, viviam e trabalhavam na Loja, obedecendo as "Antigas Regras dos Construtores".

 

A palavra "Loja" (Lodge) vem do francês "loge" significando uma estrutura temporária. A aplicação do nome do lugar, designando um evento ou fato, é comum no uso corriqueiro de qualquer língua.

 

 

Ir.'. Alfério Di Giaimo Neto.

Translate it!