por Aladim Lopes Gonçalves
A fabricante Bottpower, de Valência, na Espanha, está trabalhando em um novo
modelo de superesportiva com motor de 1000cc que promete causar furor no
mundo das duas rodas. O projeto de superbike recebe o nome de Molarco,
designação dada aos touros maiores e mais selvagens nas arenas de touradas.
Com uma carenagem parcial, a Morlaco tem projeto assinado pelos engenheiros
David Sánchez e Jose Manuel Contreras, que já trabalhou na MotoGP, na equipe
Ducati Pramac.
Além do poderoso motor Honda de 1000cc, outro destaque da Molarco é a
suspensão dianteira, que se diferencia totalmente das superesportivas
tradicionais por usar um sistema de monoamortecedor em vez dos tradicionais
garfos telescópicos.
Outro projeto interessante assinado pela Bottpower é a esportiva XR1,
produzida sob encomenda para a transformação de uma Buell XB 12 em uma Café
Racer.
Fonte: moto.com.br
-> Patuscadas, nonsenses, lugares comuns (e incomuns) e outras basófias... Caronte saiu... Foi dar um descanso da vida miserável dele...
quinta-feira, 28 de março de 2013
Salão de Motopeças acontece entre 4 e 6 de abril no MS
Acontece na próxima semana, entre os dias 4 e 6 de abril, o 6º Salão
Itinerante de Motopeças, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco,
em Campo Grande (MS), que visa a aproximação de representantes do setor com
clientes, estabelecer novas parcerias no Centro-Oeste e a discussão de temas
importantes como o início dos processos de normatização de motopeças para
estabelecer critérios de qualidade para peças importadas.
Organizado pela Anfamoto (Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas
de Motopeças), o Salão Itinerante de Motopeças é realizado em algumas
capitais do Brasil e em cidades do interior, com o objetivo de reunir as
empresas locais e empresas de todo o país e levar aos profissionais e
empresários da região escolhida oportunidades de negócios, lançamentos,
novas tecnologias e informação.
As edições anteriores aconteceram, respectivamente, em Fortaleza (CE),
Florianópolis (SC), Cuiabá (MT), Belo Horizonte (MG) e Goiânia (GO).
6º Salão Itinerante das Motopeças
Local: Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande - MS
Data: 4 a 6 de abril de 2013
Horário: 15h às 21h
Evento para convidados do setor – não é pago
Fonte: moto.com.br
Itinerante de Motopeças, no Centro de Convenções e Exposições Albano Franco,
em Campo Grande (MS), que visa a aproximação de representantes do setor com
clientes, estabelecer novas parcerias no Centro-Oeste e a discussão de temas
importantes como o início dos processos de normatização de motopeças para
estabelecer critérios de qualidade para peças importadas.
Organizado pela Anfamoto (Associação Nacional dos Fabricantes e Atacadistas
de Motopeças), o Salão Itinerante de Motopeças é realizado em algumas
capitais do Brasil e em cidades do interior, com o objetivo de reunir as
empresas locais e empresas de todo o país e levar aos profissionais e
empresários da região escolhida oportunidades de negócios, lançamentos,
novas tecnologias e informação.
As edições anteriores aconteceram, respectivamente, em Fortaleza (CE),
Florianópolis (SC), Cuiabá (MT), Belo Horizonte (MG) e Goiânia (GO).
6º Salão Itinerante das Motopeças
Local: Centro de Convenções e Exposições Albano Franco, em Campo Grande - MS
Data: 4 a 6 de abril de 2013
Horário: 15h às 21h
Evento para convidados do setor – não é pago
Fonte: moto.com.br
KTM mostra scooter elétrico e prevê popularização de motor alternativo
Em longo prazo, a propulsão elétrica será a principal opção para distâncias
curtas , diz o diretor executivo da empresa
A KTM apresentou no Tokyo Motorcycle Show, no Japão, o protótipo de um
scooter elétrico chamado E-Speed, com potência de cerca de 15 cv e torque de
3,67 kgf.m, capaz de chegar a até 85 km/h. Segundo a KTM – que já havia
mostrado interesse na propulsão elétrica em 2011, quando apresentou a
off-road Freeride E –, essa alternativa será cada vez mais popular nos
próximos anos.
O protótipo de design angular e esportivo, como é característico da marca,
pesa 140 kg, possui quadro treliça de aço e conta com suspensões WP. O motor
com refrigeração líquida e bateria de íon-lítio, que demora duas horas para
carregar completamente em uma tomada comum de 220V, permite uma autonomia de
aproximadamente 65 km.
"Estamos convencidos de que a mobilidade elétrica é um complemento perfeito
para os motores convencionais. Em longo prazo, a propulsão elétrica será o
principal sistema para distâncias curtas, particularmente em áreas mais
sensíveis de um ponto de vista ambiental, como as grandes cidades. Veículos
como o E-Speed e o Freeride-E podem ajudar as motos a ganhar mais aceitação
da sociedade, não apenas pela questão ambiental, mas porque são fáceis de
usar, rápidos e divertidos", afirmou Stefan Pierer, diretor executivo da
marca austríaca.
Fonte: duasrodasonline.com.br
curtas , diz o diretor executivo da empresa
A KTM apresentou no Tokyo Motorcycle Show, no Japão, o protótipo de um
scooter elétrico chamado E-Speed, com potência de cerca de 15 cv e torque de
3,67 kgf.m, capaz de chegar a até 85 km/h. Segundo a KTM – que já havia
mostrado interesse na propulsão elétrica em 2011, quando apresentou a
off-road Freeride E –, essa alternativa será cada vez mais popular nos
próximos anos.
O protótipo de design angular e esportivo, como é característico da marca,
pesa 140 kg, possui quadro treliça de aço e conta com suspensões WP. O motor
com refrigeração líquida e bateria de íon-lítio, que demora duas horas para
carregar completamente em uma tomada comum de 220V, permite uma autonomia de
aproximadamente 65 km.
"Estamos convencidos de que a mobilidade elétrica é um complemento perfeito
para os motores convencionais. Em longo prazo, a propulsão elétrica será o
principal sistema para distâncias curtas, particularmente em áreas mais
sensíveis de um ponto de vista ambiental, como as grandes cidades. Veículos
como o E-Speed e o Freeride-E podem ajudar as motos a ganhar mais aceitação
da sociedade, não apenas pela questão ambiental, mas porque são fáceis de
usar, rápidos e divertidos", afirmou Stefan Pierer, diretor executivo da
marca austríaca.
Fonte: duasrodasonline.com.br
Hamann Saltador com motor da Harley de 1900cc
Custa 156.000 dólares na Europa...
"Hamann Saltador" é o nome da moto das fotos dessa matéria, apresentada numa
feira em Genebra na Suíça, recentemente. O preço? 156.000 dólares,
aproximadamente 313.000 reais, isso lá na Europa, imagine com os impostos e
custos do Brasil.
O motor é um de 1900cc da Harley-Davidson com 160 CV de potência máxima que
faz a moto alcançar de zero a 100 Km/h em apenas 3,3 segundos, mesmo o peso
da moto sendo de 305 Kg. A transmissão é por correia e o freio com dois
discos na dianteira e um grande disco lobulado na traseira. As rodas são de
18 polegadas, sendo o pneu traseiro, bem grande, com medida 280-35.
Coisa de doido!
Fonte: RockRiders.com.br
"Hamann Saltador" é o nome da moto das fotos dessa matéria, apresentada numa
feira em Genebra na Suíça, recentemente. O preço? 156.000 dólares,
aproximadamente 313.000 reais, isso lá na Europa, imagine com os impostos e
custos do Brasil.
O motor é um de 1900cc da Harley-Davidson com 160 CV de potência máxima que
faz a moto alcançar de zero a 100 Km/h em apenas 3,3 segundos, mesmo o peso
da moto sendo de 305 Kg. A transmissão é por correia e o freio com dois
discos na dianteira e um grande disco lobulado na traseira. As rodas são de
18 polegadas, sendo o pneu traseiro, bem grande, com medida 280-35.
Coisa de doido!
Fonte: RockRiders.com.br
quarta-feira, 27 de março de 2013
Gestão Estratégica para adultos.
SEIS AULAS... Gestão Estratégica para adultos
AULA 1
Um corvo está sentado numa árvore o dia inteiro sem fazer nada. Um pequeno
coelho vê o corvo e pergunta:
- Eu posso sentar como você e não fazer nada o dia inteiro?
O corvo responde:
- Claro, porque não?
O coelho senta no chão embaixo da árvore e relaxa. De repente uma raposa
aparece e come o coelho.
Conclusão: Para ficar sentado sem fazer nada, você deve estar no topo
AULA 2
Na África todas as manhãs o veado acorda sabendo que deverá conseguir
correr mais do que o leão se quiser se manter vivo.
Todas as manhãs o leão acorda sabendo que deverá correr mais que o veado
se não quiser morrer de fome.
Conclusão: Não faz diferença se você é o veado ou leão, quando o sol
nascer você tem que começar a correr
AULA 3
Dois funcionários e o gerente de uma empresa saem para almoçar e na rua
encontram uma antiga lâmpada a óleo.
Eles esfregam a lâmpada e de dentro dela sai um gênio.
O gênio diz:
- Eu só posso conceder três desejos, então, concederei um a cada um de
vocês!
- Eu primeiro, eu primeiro. ' Grita um dos funcionários!!!!
- Eu quero estar nas Bahamas dirigindo um barco, sem ter nenhuma
preocupação na vida '... Puff e ele foi.
O outro funcionário se apressa a fazer o seu pedido:
- Eu quero estar no Havaí, com o amor da minha vida e um provimento
interminável de pina coladas! Puff, e ele se foi.
- Agora você - diz o gênio para o gerente.
- Eu quero aqueles dois de volta ao escritório logo
depois do almoço para uma reunião!
Conclusão: Deixe sempre o seu chefe falar primeiro
AULA 4
Um padre está dirigindo por uma estrada quando, vê uma freira em pé no
acostamento.
Ele para e oferece uma carona que a freira aceita.
Ela entra no carro, cruza as pernas revelando suas lindas pernas.
O padre se descontrola e quase bate com o carro.
Depois de conseguir controlar o carro e evitar acidente ele não resiste e
coloca a mão na perna da freira.
A freira olha para ele e diz:
- Padre, lembre-se do Salmo 129!
O padre sem graça se desculpa:
- Desculpe Irmã, a carne é fraca... E tira a mão da perna da freira.
Mais uma vez a freira diz:
- Padre, lembre-se do Salmo 129!
Chegando ao seu destino a freira agradece e, com um
sorriso enigmático, desce do carro e entra no convento.
Assim que chega à igreja o padre corre para as Escrituras para ler o Salmo
129, que diz: 'Vá em frente, persista, mais acima encontrarás a glória do
paraíso'.
Conclusão: Se você não está bem informado sobre o seu trabalho, você
pode perder excelentes oportunidades
AULA 5
Um homem está entrando no chuveiro enquanto sua mulher acaba de sair e está
se enxugando.
A campainha da porta toca.
Depois de alguns segundos de discussão para ver quem iria atender a porta a
mulher desiste, se enrola na toalha e desce as escadas.
Quando ela abre a porta, vê o vizinho Nestor em pé na soleira. Antes que
ela possa dizer qualquer coisa, Nestor diz:
- Eu lhe dou 3.000 reais se você deixar cair esta toalha!
Depois de pensar por alguns segundos, a mulher deixa a toalha cair e fica
nua.
Nestor então entrega a ela os 3.000 reais prometidos e vai embora.
Confusa, mas excitada com sua sorte, a mulher se enrola de novo na toalha e
volta para o quarto.
Quando ela entra no quarto, o marido grita do chuveiro:
- Quem era?
- Era o Nestor, o vizinho da casa ao lado, diz
ela.
- Ótimo! Ele lhe deu os 3.000 reais que ele estava me devendo?
Conclusão: Se você compartilha informações a tempo, você pode prevenir
exposições desnecessárias
AULA 6
Um fazendeiro resolve colher algumas frutas em sua propriedade, pega um
balde vazio e segue rumo às árvores frutíferas.
No caminho ao passar por uma lagoa, ouve vozes femininas e acha que
provavelmente algumas mulheres invadiram suas terras.
Ao se aproximar lentamente, observa várias belas garotas nuas se banhando
na lagoa.
Quando elas percebem a sua presença, nadam até a parte mais profunda da
lagoa e gritam:
- Nós não vamos sair daqui enquanto você não deixar de nos espiar e for
embora.
O fazendeiro responde:
- Eu não vim aqui para espiar vocês, eu só vim alimentar os jacarés!
Conclusão: A criatividade é o que faz a diferença na hora de atingirmos
nossos objetivos mais rapidamente
AULA 1
Um corvo está sentado numa árvore o dia inteiro sem fazer nada. Um pequeno
coelho vê o corvo e pergunta:
- Eu posso sentar como você e não fazer nada o dia inteiro?
O corvo responde:
- Claro, porque não?
O coelho senta no chão embaixo da árvore e relaxa. De repente uma raposa
aparece e come o coelho.
Conclusão: Para ficar sentado sem fazer nada, você deve estar no topo
AULA 2
Na África todas as manhãs o veado acorda sabendo que deverá conseguir
correr mais do que o leão se quiser se manter vivo.
Todas as manhãs o leão acorda sabendo que deverá correr mais que o veado
se não quiser morrer de fome.
Conclusão: Não faz diferença se você é o veado ou leão, quando o sol
nascer você tem que começar a correr
AULA 3
Dois funcionários e o gerente de uma empresa saem para almoçar e na rua
encontram uma antiga lâmpada a óleo.
Eles esfregam a lâmpada e de dentro dela sai um gênio.
O gênio diz:
- Eu só posso conceder três desejos, então, concederei um a cada um de
vocês!
- Eu primeiro, eu primeiro. ' Grita um dos funcionários!!!!
- Eu quero estar nas Bahamas dirigindo um barco, sem ter nenhuma
preocupação na vida '... Puff e ele foi.
O outro funcionário se apressa a fazer o seu pedido:
- Eu quero estar no Havaí, com o amor da minha vida e um provimento
interminável de pina coladas! Puff, e ele se foi.
- Agora você - diz o gênio para o gerente.
- Eu quero aqueles dois de volta ao escritório logo
depois do almoço para uma reunião!
Conclusão: Deixe sempre o seu chefe falar primeiro
AULA 4
Um padre está dirigindo por uma estrada quando, vê uma freira em pé no
acostamento.
Ele para e oferece uma carona que a freira aceita.
Ela entra no carro, cruza as pernas revelando suas lindas pernas.
O padre se descontrola e quase bate com o carro.
Depois de conseguir controlar o carro e evitar acidente ele não resiste e
coloca a mão na perna da freira.
A freira olha para ele e diz:
- Padre, lembre-se do Salmo 129!
O padre sem graça se desculpa:
- Desculpe Irmã, a carne é fraca... E tira a mão da perna da freira.
Mais uma vez a freira diz:
- Padre, lembre-se do Salmo 129!
Chegando ao seu destino a freira agradece e, com um
sorriso enigmático, desce do carro e entra no convento.
Assim que chega à igreja o padre corre para as Escrituras para ler o Salmo
129, que diz: 'Vá em frente, persista, mais acima encontrarás a glória do
paraíso'.
Conclusão: Se você não está bem informado sobre o seu trabalho, você
pode perder excelentes oportunidades
AULA 5
Um homem está entrando no chuveiro enquanto sua mulher acaba de sair e está
se enxugando.
A campainha da porta toca.
Depois de alguns segundos de discussão para ver quem iria atender a porta a
mulher desiste, se enrola na toalha e desce as escadas.
Quando ela abre a porta, vê o vizinho Nestor em pé na soleira. Antes que
ela possa dizer qualquer coisa, Nestor diz:
- Eu lhe dou 3.000 reais se você deixar cair esta toalha!
Depois de pensar por alguns segundos, a mulher deixa a toalha cair e fica
nua.
Nestor então entrega a ela os 3.000 reais prometidos e vai embora.
Confusa, mas excitada com sua sorte, a mulher se enrola de novo na toalha e
volta para o quarto.
Quando ela entra no quarto, o marido grita do chuveiro:
- Quem era?
- Era o Nestor, o vizinho da casa ao lado, diz
ela.
- Ótimo! Ele lhe deu os 3.000 reais que ele estava me devendo?
Conclusão: Se você compartilha informações a tempo, você pode prevenir
exposições desnecessárias
AULA 6
Um fazendeiro resolve colher algumas frutas em sua propriedade, pega um
balde vazio e segue rumo às árvores frutíferas.
No caminho ao passar por uma lagoa, ouve vozes femininas e acha que
provavelmente algumas mulheres invadiram suas terras.
Ao se aproximar lentamente, observa várias belas garotas nuas se banhando
na lagoa.
Quando elas percebem a sua presença, nadam até a parte mais profunda da
lagoa e gritam:
- Nós não vamos sair daqui enquanto você não deixar de nos espiar e for
embora.
O fazendeiro responde:
- Eu não vim aqui para espiar vocês, eu só vim alimentar os jacarés!
Conclusão: A criatividade é o que faz a diferença na hora de atingirmos
nossos objetivos mais rapidamente
Suzuki Burgman 650 - Expresso do Oriente
Suzuki renova a Burgman 650, aposta na sofisticação e mantém o conjunto
mecânico
por Michael Figueredo
Auto Press
com Carlo Valente
InfoMotori/Itália
A Suzuki Burgman não é uma moto nova. A scooter foi apresentada em 1998,
inicialmente apenas no Japão, e tinha o objetivo de subir na garupa do
sucesso de modelos como a Honda Helix e a Yamaha Majesty. A primeira versão
tinha 400 cc. Em seguida, outras variantes foram criadas, como a de 650 cc.
Nesta configuração, a motocicleta chegou ao mercado europeu dez anos atrás
e, desde então, registra bons números – só na Itália, por exemplo, já vendeu
mais de 83 mil unidades em uma década. Para manter a força na Europa, a
Suzuki promoveu um facelift na moto e no ano passado, durante o Salão de
Colônia, na Alemanha, revelou a renovada Burgman 650. Mecanicamente,
praticamente nada novo. A marca apostou no visual, que ficou ainda mais
requintado.
O plano da Suzuki é bastante claro com a nova Burgman: dar sequência aos
bons resultados obtidos na Europa. Tanto que entregou o projeto nas mãos de
Yoshinori Kohinata, responsável pelas linhas da Hayabusa, de 2008, e da
Gladius, de 2009. O designer se inspirou no mundo automotivo europeu e
deixou a moto mais robusta. Porém, para não perder a sofisticação do visual,
adotou alguns elementos, como faróis maiores e luzes de posição traseiras em
leds. O painel de instrumentos foi outro ponto influenciado pelos carros e
combina mostradores analógicos – como o velocímetro e o conta-giros – e
digitais – como o computador de bordo. O cano do escapamento também foi
renovado, mas manteve a tradicional ponta triangular da marca de Hamamatsu.
Na mecânica, a Suzuki preferiu mexer pouco. Para mover os 275 kg da Burgman
650, a marca manteve o motor de 638 cc, com transmissão CVT controlada
eletronicamente. O bicilíndrico conta com três modos de condução –
automático, com as opções "power" e "drive", e manual. Porém, a fabricante
fez algumas alterações para, por exemplo, reduzir o consumo de combustível.
De acordo com a Suzuki, a nova Burgman 650 consome 15% menos que a versão
anterior e já está em conformidade com as novas normas de controle de
emissões de poluentes da Europa. O propulsor consegue gerar 55 cv de
potência máxima, entregue às 7 mil rpm. O torque máximo, de 6,3 kgfm, é
alcançado aos 6.400 giros.
Se as prestações mecânicas ficaram praticamente intactas, a nova Burgman 650
carrega o luxo como maior argumento de vendas. A Suzuki ampliou todos os
compartimentos, inclusive o localizado atrás do escudo dianteiro, para
melhorar a capacidade de carga. O encosto para a garupa foi redesenhado e o
banco do piloto continua entre os maiores do mercado. Os freios ABS, mais
leves que os da versão anterior, são da Bosch. No campo tecnológico, a
fabricante introduziu o sistema EcoDrive, que dá indicações para o condutor
obter o menor consumo. A Suzuki oferece ainda uma versão topo da Burgman,
chamada de Executive, que conta com punhos, bancos e encostos – do piloto e
do passageiro – aquecidos.
Apesar do sucesso no mercado europeu, no Brasil, a maxi-scooter, ainda na
versão sem o facelift que chega agora ao mercado europeu, não vai tão bem.
Em 2012, foram 94 unidades emplacadas. Neste ano, entre janeiro e fevereiro,
apenas uma moto foi comercializada. O mercado brasileiro de motocicletas
atravessa uma crise geral e o preço – entre R$ 38 mil e R$ 40 mil –
atrapalha. Na Europa, a nova Suzuki Burgman 650 produzida na Espanha é
comercializada por 9.900 euros – o equivalente a R$ 25.500 – em sua versão
de entrada e 10.500 euros – cerca de R$ 27.100 – na variante topo.
Impressões ao pilotar
Imponente praticidade
por Carlo Valente
InfoMotori/Itália
Roma/Itália – A Suzuki Burgman 650 é uma moto que poderia facilmente
aparecer em comitivas presidenciais ou de outras autoridades, tamanha sua
imponência e elegância. E de perto ela continua a chamar a atenção. Não dá
para simplesmente sentar na scooter e começar a pilotar. São muitos
dispositivos que aguçam a curiosidade. No entanto, o conforto do assento
convida para levá-la rapidamente para seu ambiente natural: o trânsito
urbano. E a moto impressiona pela facilidade nas manobras, apesar do tamanho
e do peso.
Na estrada, surgem boas oportunidades para avaliar as possibilidades de
mapeamento do motor. O modo automático deixa a Burgman mais "calma". No
entanto, no manual, é possível fazer com que o propulsor fique muito mais
animado. Na hora de parar, também não há problemas. O sistema de frenagem é
bastante adequado para o tamanho e o peso da scooter. E o ABS é um aliado
poderoso em qualquer situação, mesmo em freadas emergenciais.
Um ponto negativo que merece nota é a quantidade de botões na esquerda do
guidão. No caso da Burgman, todo o aparato tecnológico pode se transformar
em um vilão. São dezenas de comandos que desviam a atenção do condutor, seja
para acionar o para-brisa elétrico, ou o aquecedor dos punhos. O ideal é
estudar – bastante – as posições antes de sair. Porém, a scooter continua
cumprindo sua premissa de sempre. Embora com um olhar mais contemporâneo e
refinado, a Burgman mantém a vocação para a praticidade e o conforto.
Ficha técnica
Suzuki Burgman 650
Motor: A gasolina, quatro tempos, refrigeração líquida, 638 cm³, dois
cilindros em V, duas válvulas por cilindro, injeção eletrônica.
Transmissão: Automática do tipo CVT.
Potência máxima: 55 cv a 7 mil rpm.
Torque máximo: 6,3 kgfm a 6.400 rpm
Diâmetro e curso: 75,7 mm X 71,3 mm. Taxa de compressão: 11,2:1.
Suspensão: Garfo telescópico invertido com amortecimento hidráulico e mola
helicoidal na frente e balança articulada do tipo link de monoamortecimento
hidráulico, mola helicoidal e ajuste de pré-carga da mola atrás..
Pneus: 120/70 R 15" na frente e 160/60 R 14" atrás.
Freios: Disco duplo na frente e disco atrás.
Dimensões: 2,26 metros de comprimento total, 0,81 m de largura, 1,59 m de
distância entre-eixos e 0,75 m de altura do assento.
Peso seco: 275 kg.
Tanque do combustível: 15 litros.
Capacidade de carga: 50 litros.
Produção: Liñares, Espanha.
Lançamento mundial: 2013.
Preço: 9.900 euros, equivalente a R$ 25.500. O modelo com o facelift não é
oferecido no Brasil.
mecânico
por Michael Figueredo
Auto Press
com Carlo Valente
InfoMotori/Itália
A Suzuki Burgman não é uma moto nova. A scooter foi apresentada em 1998,
inicialmente apenas no Japão, e tinha o objetivo de subir na garupa do
sucesso de modelos como a Honda Helix e a Yamaha Majesty. A primeira versão
tinha 400 cc. Em seguida, outras variantes foram criadas, como a de 650 cc.
Nesta configuração, a motocicleta chegou ao mercado europeu dez anos atrás
e, desde então, registra bons números – só na Itália, por exemplo, já vendeu
mais de 83 mil unidades em uma década. Para manter a força na Europa, a
Suzuki promoveu um facelift na moto e no ano passado, durante o Salão de
Colônia, na Alemanha, revelou a renovada Burgman 650. Mecanicamente,
praticamente nada novo. A marca apostou no visual, que ficou ainda mais
requintado.
O plano da Suzuki é bastante claro com a nova Burgman: dar sequência aos
bons resultados obtidos na Europa. Tanto que entregou o projeto nas mãos de
Yoshinori Kohinata, responsável pelas linhas da Hayabusa, de 2008, e da
Gladius, de 2009. O designer se inspirou no mundo automotivo europeu e
deixou a moto mais robusta. Porém, para não perder a sofisticação do visual,
adotou alguns elementos, como faróis maiores e luzes de posição traseiras em
leds. O painel de instrumentos foi outro ponto influenciado pelos carros e
combina mostradores analógicos – como o velocímetro e o conta-giros – e
digitais – como o computador de bordo. O cano do escapamento também foi
renovado, mas manteve a tradicional ponta triangular da marca de Hamamatsu.
Na mecânica, a Suzuki preferiu mexer pouco. Para mover os 275 kg da Burgman
650, a marca manteve o motor de 638 cc, com transmissão CVT controlada
eletronicamente. O bicilíndrico conta com três modos de condução –
automático, com as opções "power" e "drive", e manual. Porém, a fabricante
fez algumas alterações para, por exemplo, reduzir o consumo de combustível.
De acordo com a Suzuki, a nova Burgman 650 consome 15% menos que a versão
anterior e já está em conformidade com as novas normas de controle de
emissões de poluentes da Europa. O propulsor consegue gerar 55 cv de
potência máxima, entregue às 7 mil rpm. O torque máximo, de 6,3 kgfm, é
alcançado aos 6.400 giros.
Se as prestações mecânicas ficaram praticamente intactas, a nova Burgman 650
carrega o luxo como maior argumento de vendas. A Suzuki ampliou todos os
compartimentos, inclusive o localizado atrás do escudo dianteiro, para
melhorar a capacidade de carga. O encosto para a garupa foi redesenhado e o
banco do piloto continua entre os maiores do mercado. Os freios ABS, mais
leves que os da versão anterior, são da Bosch. No campo tecnológico, a
fabricante introduziu o sistema EcoDrive, que dá indicações para o condutor
obter o menor consumo. A Suzuki oferece ainda uma versão topo da Burgman,
chamada de Executive, que conta com punhos, bancos e encostos – do piloto e
do passageiro – aquecidos.
Apesar do sucesso no mercado europeu, no Brasil, a maxi-scooter, ainda na
versão sem o facelift que chega agora ao mercado europeu, não vai tão bem.
Em 2012, foram 94 unidades emplacadas. Neste ano, entre janeiro e fevereiro,
apenas uma moto foi comercializada. O mercado brasileiro de motocicletas
atravessa uma crise geral e o preço – entre R$ 38 mil e R$ 40 mil –
atrapalha. Na Europa, a nova Suzuki Burgman 650 produzida na Espanha é
comercializada por 9.900 euros – o equivalente a R$ 25.500 – em sua versão
de entrada e 10.500 euros – cerca de R$ 27.100 – na variante topo.
Impressões ao pilotar
Imponente praticidade
por Carlo Valente
InfoMotori/Itália
Roma/Itália – A Suzuki Burgman 650 é uma moto que poderia facilmente
aparecer em comitivas presidenciais ou de outras autoridades, tamanha sua
imponência e elegância. E de perto ela continua a chamar a atenção. Não dá
para simplesmente sentar na scooter e começar a pilotar. São muitos
dispositivos que aguçam a curiosidade. No entanto, o conforto do assento
convida para levá-la rapidamente para seu ambiente natural: o trânsito
urbano. E a moto impressiona pela facilidade nas manobras, apesar do tamanho
e do peso.
Na estrada, surgem boas oportunidades para avaliar as possibilidades de
mapeamento do motor. O modo automático deixa a Burgman mais "calma". No
entanto, no manual, é possível fazer com que o propulsor fique muito mais
animado. Na hora de parar, também não há problemas. O sistema de frenagem é
bastante adequado para o tamanho e o peso da scooter. E o ABS é um aliado
poderoso em qualquer situação, mesmo em freadas emergenciais.
Um ponto negativo que merece nota é a quantidade de botões na esquerda do
guidão. No caso da Burgman, todo o aparato tecnológico pode se transformar
em um vilão. São dezenas de comandos que desviam a atenção do condutor, seja
para acionar o para-brisa elétrico, ou o aquecedor dos punhos. O ideal é
estudar – bastante – as posições antes de sair. Porém, a scooter continua
cumprindo sua premissa de sempre. Embora com um olhar mais contemporâneo e
refinado, a Burgman mantém a vocação para a praticidade e o conforto.
Ficha técnica
Suzuki Burgman 650
Motor: A gasolina, quatro tempos, refrigeração líquida, 638 cm³, dois
cilindros em V, duas válvulas por cilindro, injeção eletrônica.
Transmissão: Automática do tipo CVT.
Potência máxima: 55 cv a 7 mil rpm.
Torque máximo: 6,3 kgfm a 6.400 rpm
Diâmetro e curso: 75,7 mm X 71,3 mm. Taxa de compressão: 11,2:1.
Suspensão: Garfo telescópico invertido com amortecimento hidráulico e mola
helicoidal na frente e balança articulada do tipo link de monoamortecimento
hidráulico, mola helicoidal e ajuste de pré-carga da mola atrás..
Pneus: 120/70 R 15" na frente e 160/60 R 14" atrás.
Freios: Disco duplo na frente e disco atrás.
Dimensões: 2,26 metros de comprimento total, 0,81 m de largura, 1,59 m de
distância entre-eixos e 0,75 m de altura do assento.
Peso seco: 275 kg.
Tanque do combustível: 15 litros.
Capacidade de carga: 50 litros.
Produção: Liñares, Espanha.
Lançamento mundial: 2013.
Preço: 9.900 euros, equivalente a R$ 25.500. O modelo com o facelift não é
oferecido no Brasil.
Estrela da motovelocidade, italiano Valentino Rossi retorna à Yamaha
Piloto foi recontratado pela Yahama após duas temporadas na Ducati
Simples e bem-humorado, o italiano Valentino Rossi, 34 anos, esteve em São
Paulo, na semana passada, para falar sobre seus planos para o Mundial de
MotoGP e participar do lançamento oficial da Factor 2014. Recontratado pela
Yamaha após dois anos na Ducati, o piloto nove vezes campeão mundial se
mostrou surpreso ao saber que a reportagem do Diário Gaúcho rodou mais de
1,2 mil quilômetros, desde Porto Alegre, para entrevistá-lo.
— Uma moto fantástica — disse, em italiano.
Em entrevista coletiva, The Doctor (o doutor, em inglês) lamentou que o seu
país não seja sede de etapas da motovelocidade e até deu conselho aos novos
pilotos brasileiros. Valentino atendeu à imprensa especializada. Depois,
participou de um coquetel, ainda no hotel, apenas para funcionários da
Yamaha. Solícito, o italiano autografou dezenas de capacetes e camisas de
aficionados por motovelocidade.
Diário — O que você espera da temporada 2013 da MotoGP?
Valentino Rossi — Será uma temporada importante, porque vim de duas
temporadas difíceis com a Ducati e os resultados não foram como eu esperava.
Estou muito orgulhoso e feliz por ter outra chance com a Yamaha, onde
conquistei importantes títulos. O foco é tentar ganhar algumas corridas e
brigar pelo título. Vai dar este ano? Não sei, vamos ver.
Diário — Você acha que as duas temporadas ruins na Ducati prejudicaram sua
imagem junto aos fãs?
Rossi — Foi um grande desafio, porque nenhum piloto na história ganhou o
campeonato com três diferentes fábricas, e eu perdi. Acontece.
Diário — O que te motiva a continuar?
Rossi — Gosto desta vida. Especialmente desenvolver uma moto, tentar levar
uma moto ao limite.
Diário — O que você diria aos pilotos brasileiros que estão começando na
motovelocidade?
Rossi — Tente, tente e tente guiar a moto, especialmente quando você ainda é
muito jovem, porque quando se é jovem, a cabeça é livre para aprender.
Espero ver no futuro algum bom piloto no Brasil.
Diário — Quando você escuta falar do Brasil, qual a primeira coisa que vem à
cabeça?
Rossi — O time de futebol e também as belas mulheres.
Fonte:
DIÁRIO GAÚCHO
Simples e bem-humorado, o italiano Valentino Rossi, 34 anos, esteve em São
Paulo, na semana passada, para falar sobre seus planos para o Mundial de
MotoGP e participar do lançamento oficial da Factor 2014. Recontratado pela
Yamaha após dois anos na Ducati, o piloto nove vezes campeão mundial se
mostrou surpreso ao saber que a reportagem do Diário Gaúcho rodou mais de
1,2 mil quilômetros, desde Porto Alegre, para entrevistá-lo.
— Uma moto fantástica — disse, em italiano.
Em entrevista coletiva, The Doctor (o doutor, em inglês) lamentou que o seu
país não seja sede de etapas da motovelocidade e até deu conselho aos novos
pilotos brasileiros. Valentino atendeu à imprensa especializada. Depois,
participou de um coquetel, ainda no hotel, apenas para funcionários da
Yamaha. Solícito, o italiano autografou dezenas de capacetes e camisas de
aficionados por motovelocidade.
Diário — O que você espera da temporada 2013 da MotoGP?
Valentino Rossi — Será uma temporada importante, porque vim de duas
temporadas difíceis com a Ducati e os resultados não foram como eu esperava.
Estou muito orgulhoso e feliz por ter outra chance com a Yamaha, onde
conquistei importantes títulos. O foco é tentar ganhar algumas corridas e
brigar pelo título. Vai dar este ano? Não sei, vamos ver.
Diário — Você acha que as duas temporadas ruins na Ducati prejudicaram sua
imagem junto aos fãs?
Rossi — Foi um grande desafio, porque nenhum piloto na história ganhou o
campeonato com três diferentes fábricas, e eu perdi. Acontece.
Diário — O que te motiva a continuar?
Rossi — Gosto desta vida. Especialmente desenvolver uma moto, tentar levar
uma moto ao limite.
Diário — O que você diria aos pilotos brasileiros que estão começando na
motovelocidade?
Rossi — Tente, tente e tente guiar a moto, especialmente quando você ainda é
muito jovem, porque quando se é jovem, a cabeça é livre para aprender.
Espero ver no futuro algum bom piloto no Brasil.
Diário — Quando você escuta falar do Brasil, qual a primeira coisa que vem à
cabeça?
Rossi — O time de futebol e também as belas mulheres.
Fonte:
DIÁRIO GAÚCHO
Programação da festa de 110 anos da Harley-Davidson em SP
No ano que completa seus 110 anos de tradição e história, a Harley-Davidson
está preparando uma grande festa para seus clientes e fãs da lendária marca
americana no dia 1º de junho de 2013, na Arena Anhembi, em São Paulo (SP).
Às 13h, começa a concentração das motocicletas que participarão de um
desfile pela cidade liderado por Bill Davidson, vice-presidente do Museu
Harley-Davidson e bisneto de Arthur S. Davidson, um dos fundadores da
companhia. As motos sairão do Sambódromo do Anhembi pontualmente às 14h30 e
passarão juntas por ruas e avenidas de São Paulo.
A programação para o público geral começa às 16h, com área de exposições,
praça de alimentação, espaço exclusivo do H.O.G. - o Harley Owners Group,
clube exclusivo de proprietários de motocicletas Harley-Davidson - e palco
com diversas bandas tocando o mais puro rock'n'roll.
A comemoração dos 110 anos da Harley-Davidson no Brasil é o evento mais
importante da empresa no calendário brasileiro em 2013 e um dos destaques da
programação mundial de celebrações do aniversário da marca.
Por isso, todos os detalhes estão sendo cuidadosamente trabalhados, desde a
escolha de São Paulo, onde está o maior mercado Harley-Davidson do País e
cidade que conta com um grande circuito cultural, turístico e de
entretenimento; passando pela escolha da data, durante o feriado de Corpus
Christi, quando o acesso é facilitado e a circulação na cidade é mais
tranquila para que os participantes do evento de todo o Brasil possam rodar
com liberdade pelas ruas paulistanas.
O grande desfile de motos pela cidade de São Paulo será liderado por Bill
Davidson. A partir das 13h, bandas de rock já estarão no Sambódromo agitando
o público que participará desta atividade. Neste local acontecerá a
concentração das motos. O desfile tem início às 14h30 e percorrerá ruas e
avenidas da cidade, com apoio das autoridades policiais e de trânsito.
Durante este período, a entrada na Nova Arena será exclusiva para quem for
participar do desfile. O público em geral terá acesso ao local do evento a
partir das 16h.
Durante todo o período da festa, várias bandas de rock estarão se revezando
para aquecer o público para o show de encerramento que contará com uma
grande atração nacional, que será anunciada nas próximas semanas.
Na área de exposições, o público poderá conhecer de perto os modelos da
linha 2013 disponíveis em toda a rede de concessionárias no Brasil. Haverá
ainda um local para venda da camiseta exclusiva do evento, especialmente
desenvolvida para o público brasileiro, uma recordação deste momento único
para a marca. E também uma praça de alimentação com várias opções de fast
food e bebidas.
Para os membros do H.O.G® haverá uma área exclusiva com elementos do
clássico e icônico espírito Harley-Davidson para que amigos de todo o Brasil
se encontrem e celebrem juntos este momento especial da marca.
Programação especial para membros do H.O.G.
A programação para o público mais fiel da marca não para por aí. No dia 31
de maio, sexta-feira que antecede o evento, os Chapters (representantes
locais do H.O.G.) das concessionárias de São Paulo, Autostar Harley-Davidson
e Aba Harley-Davidson, estão preparando uma recepção para os membros do
H.O.G. de todo o Brasil. A Autostar vai guiar um grupo para um Bate & Volta
até o litoral de São Paulo, enquanto a Aba promoverá um passeio ao interior
do estado.
Haverá também uma programação de passeios guiados pelo Chapter da
concessionária Autostar pelos principais pontos turísticos e monumentos da
capital paulista com paradas para fotos.
Durante a cerimônia de celebração, uma homenagem especial será conferida por
Bill Davidson a uma pessoa que dedicou quase toda a sua vida à sua paixão
pela Harley-Davidson: o Capitão Senra, de 82 anos, 65 deles dedicados à
marca, já participou de momentos memoráveis da história do Brasil e da
Harley, tendo escoltado a Rainha Elizabeth, o Presidente Juscelino
Kubitschek e outros, e é um dos símbolos do verdadeiro espírito de liberdade
da empresa que está presente em cada um dos clientes.
O primeiro lote de ingressos para a festa estará à venda a partir do dia 28
de março de 2013 e os valores são de R$ 150,00 (inteira) e R$ 75,00 (meia
entrada). Os membros do H.O.G.® pagam R$ 75,00 por ingresso e podem comprar
até duas entradas. As compras podem ser realizadas pelo site do evento
(hd110anos.com.br), que traz a programação detalhada, e pelo site Ingresso
Rápido (.ingressorapido.com.br).
Fonte: moto.com.br
está preparando uma grande festa para seus clientes e fãs da lendária marca
americana no dia 1º de junho de 2013, na Arena Anhembi, em São Paulo (SP).
Às 13h, começa a concentração das motocicletas que participarão de um
desfile pela cidade liderado por Bill Davidson, vice-presidente do Museu
Harley-Davidson e bisneto de Arthur S. Davidson, um dos fundadores da
companhia. As motos sairão do Sambódromo do Anhembi pontualmente às 14h30 e
passarão juntas por ruas e avenidas de São Paulo.
A programação para o público geral começa às 16h, com área de exposições,
praça de alimentação, espaço exclusivo do H.O.G. - o Harley Owners Group,
clube exclusivo de proprietários de motocicletas Harley-Davidson - e palco
com diversas bandas tocando o mais puro rock'n'roll.
A comemoração dos 110 anos da Harley-Davidson no Brasil é o evento mais
importante da empresa no calendário brasileiro em 2013 e um dos destaques da
programação mundial de celebrações do aniversário da marca.
Por isso, todos os detalhes estão sendo cuidadosamente trabalhados, desde a
escolha de São Paulo, onde está o maior mercado Harley-Davidson do País e
cidade que conta com um grande circuito cultural, turístico e de
entretenimento; passando pela escolha da data, durante o feriado de Corpus
Christi, quando o acesso é facilitado e a circulação na cidade é mais
tranquila para que os participantes do evento de todo o Brasil possam rodar
com liberdade pelas ruas paulistanas.
O grande desfile de motos pela cidade de São Paulo será liderado por Bill
Davidson. A partir das 13h, bandas de rock já estarão no Sambódromo agitando
o público que participará desta atividade. Neste local acontecerá a
concentração das motos. O desfile tem início às 14h30 e percorrerá ruas e
avenidas da cidade, com apoio das autoridades policiais e de trânsito.
Durante este período, a entrada na Nova Arena será exclusiva para quem for
participar do desfile. O público em geral terá acesso ao local do evento a
partir das 16h.
Durante todo o período da festa, várias bandas de rock estarão se revezando
para aquecer o público para o show de encerramento que contará com uma
grande atração nacional, que será anunciada nas próximas semanas.
Na área de exposições, o público poderá conhecer de perto os modelos da
linha 2013 disponíveis em toda a rede de concessionárias no Brasil. Haverá
ainda um local para venda da camiseta exclusiva do evento, especialmente
desenvolvida para o público brasileiro, uma recordação deste momento único
para a marca. E também uma praça de alimentação com várias opções de fast
food e bebidas.
Para os membros do H.O.G® haverá uma área exclusiva com elementos do
clássico e icônico espírito Harley-Davidson para que amigos de todo o Brasil
se encontrem e celebrem juntos este momento especial da marca.
Programação especial para membros do H.O.G.
A programação para o público mais fiel da marca não para por aí. No dia 31
de maio, sexta-feira que antecede o evento, os Chapters (representantes
locais do H.O.G.) das concessionárias de São Paulo, Autostar Harley-Davidson
e Aba Harley-Davidson, estão preparando uma recepção para os membros do
H.O.G. de todo o Brasil. A Autostar vai guiar um grupo para um Bate & Volta
até o litoral de São Paulo, enquanto a Aba promoverá um passeio ao interior
do estado.
Haverá também uma programação de passeios guiados pelo Chapter da
concessionária Autostar pelos principais pontos turísticos e monumentos da
capital paulista com paradas para fotos.
Durante a cerimônia de celebração, uma homenagem especial será conferida por
Bill Davidson a uma pessoa que dedicou quase toda a sua vida à sua paixão
pela Harley-Davidson: o Capitão Senra, de 82 anos, 65 deles dedicados à
marca, já participou de momentos memoráveis da história do Brasil e da
Harley, tendo escoltado a Rainha Elizabeth, o Presidente Juscelino
Kubitschek e outros, e é um dos símbolos do verdadeiro espírito de liberdade
da empresa que está presente em cada um dos clientes.
O primeiro lote de ingressos para a festa estará à venda a partir do dia 28
de março de 2013 e os valores são de R$ 150,00 (inteira) e R$ 75,00 (meia
entrada). Os membros do H.O.G.® pagam R$ 75,00 por ingresso e podem comprar
até duas entradas. As compras podem ser realizadas pelo site do evento
(hd110anos.com.br), que traz a programação detalhada, e pelo site Ingresso
Rápido (.ingressorapido.com.br).
Fonte: moto.com.br
Fabricante alemã Audi lançará moto futurista
Vale lembrar que a Audi é dona da Ducati...
Agora que a Audi é dona da Ducati, fabricante italiana de algumas das mais
desejadas super máquinas de duas rodas do mundo, não é de se estranhar que a
marca dos quatro anéis queira se aventurar por este segmento. Tanto, que a
alemã acaba de mostrar os desenhos de sua primeira motocicleta, batizada de
Audi Motorrad Concept e desenvolvida pelo francês Thibault Devauze, seu
irmão e também designer Marc Devauze, e o modelador digital Clement
Couvreur.
A moto, de linhas futuristas, será equipada com um motor Ducati Desmodromic
L-twin de 850 cilindradas, acoplado a uma caixa de dupla embreagem. Para o
quadro, serão utilizadas técnicas de fabricação da Audi que garantem o peso
mínimo de seus carros, como fibra de carbono e liga leve. E, além da versão
convencional, Devauze prevê um modelo híbrido E-tron, tal como os veículos
da marca.
Curiosamente, Devauze já trabalhou em outras montadoras como a própria
Ducati, Renault e Land Rover. Segundo ele, seu projeto foi inspirado nas
clássicas motos DKW expostas no museu da Audi em Ingolstadt, uma cidadezinha
no sul da Alemanha. Para relembrarmos, a DKW foi uma das quatro montadoras
alemãs que se uniram em 1932 para formar a Auto Union, que mais tarde deu
origem a Audi.
O designer não titubeia sobre a entrada da Audi no mercado de motocicletas:
"A ideia foi bem simples: o primeiro concorrente da Audi é a BMW, e a BMW
vende motocicletas. A Audi carrega uma forte herança nesse segmento por
conta da marca DKW e está sempre em busca de novos mercados – logo, as motos
são uma boa oportunidade."
Em 2003, o designer Bertrand Bach criou o conceito Audi Moto, independente
da montadora, que obviamente não vingou. Com a proximidade da Ducati e a
vontade de expandir mercado, parece que agora vai, só resta saber quando, o
que a marca não revelou.
Fonte: Jornal Correio do Estado.
Agora que a Audi é dona da Ducati, fabricante italiana de algumas das mais
desejadas super máquinas de duas rodas do mundo, não é de se estranhar que a
marca dos quatro anéis queira se aventurar por este segmento. Tanto, que a
alemã acaba de mostrar os desenhos de sua primeira motocicleta, batizada de
Audi Motorrad Concept e desenvolvida pelo francês Thibault Devauze, seu
irmão e também designer Marc Devauze, e o modelador digital Clement
Couvreur.
A moto, de linhas futuristas, será equipada com um motor Ducati Desmodromic
L-twin de 850 cilindradas, acoplado a uma caixa de dupla embreagem. Para o
quadro, serão utilizadas técnicas de fabricação da Audi que garantem o peso
mínimo de seus carros, como fibra de carbono e liga leve. E, além da versão
convencional, Devauze prevê um modelo híbrido E-tron, tal como os veículos
da marca.
Curiosamente, Devauze já trabalhou em outras montadoras como a própria
Ducati, Renault e Land Rover. Segundo ele, seu projeto foi inspirado nas
clássicas motos DKW expostas no museu da Audi em Ingolstadt, uma cidadezinha
no sul da Alemanha. Para relembrarmos, a DKW foi uma das quatro montadoras
alemãs que se uniram em 1932 para formar a Auto Union, que mais tarde deu
origem a Audi.
O designer não titubeia sobre a entrada da Audi no mercado de motocicletas:
"A ideia foi bem simples: o primeiro concorrente da Audi é a BMW, e a BMW
vende motocicletas. A Audi carrega uma forte herança nesse segmento por
conta da marca DKW e está sempre em busca de novos mercados – logo, as motos
são uma boa oportunidade."
Em 2003, o designer Bertrand Bach criou o conceito Audi Moto, independente
da montadora, que obviamente não vingou. Com a proximidade da Ducati e a
vontade de expandir mercado, parece que agora vai, só resta saber quando, o
que a marca não revelou.
Fonte: Jornal Correio do Estado.
terça-feira, 26 de março de 2013
Motociclistas viajarão 5000km de Honda Biz
O trajeto é do Rio Grande/RS até Valparaíso no Chile...
"Andar de Biz nos Andes", esse desafio uniu nove amigos motociclistas,
que, em sete motonetas Biz, irão percorrer mais de cinco mil quilômetros,
ida e volta, da praia do Cassino, em Rio Grande, até Valparaíso, no Chile. A
aventura de ida inicia no próximo dia 28, quinta-feira, às 14h, em frente à
estátua de Iemanjá, no Cassino, e termina no dia 3 de abril, em Valparaíso.
Depois, são mais nove dias de viagem de volta até a praia do Cassino, com
chegada prevista para o dia 13 de abril.
Moradores do Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Caxias do Sul, Porto
Alegre e Santa Maria, os nove amigos Miguel Schabbach, Nilton Gáz, Carlos
Schabbach, Dirley Valério, Olinto Meireles, Julio Malta, André Menegat,
Ariberto Sendtko e Milton Andrade se conheceram há cerca de oito anos, como
integrantes do Motoclube Bodes do Asfalto.
Além da diversidade de idade, entre 40 e 74 anos de idade, o grupo também
apresenta uma diversidade de profissões: veterinário, mecânico, professor de
música, marceneiro. O que os uniu foi o paixão pela aventura, disse Miguel.
No roteiro de viagem, os amigos aventureiros irão percorrer cidades em
quatro países: Brasil, Uruguai, Argentina e Chile. "Estamos acostumados à
viagem em motos de mil cilindradas. Ao fazer essa viagem nas motonetas de
125 cilindradas, queremos provar às pessoas que é possível fazer viagens
neste tipo de moto, basta estarmos preparados para isso", explicou Miguel,
que há mais de 30 anos anda de motocicleta.
De acordo com o motociclista, o importante é fazer uma boa manutenção
preventiva na motocicleta e estar física e mentalmente preparado para o
desafio. Além de todo esse preparo, o grupo está levando um carro de apoio
que irá pilotado com um adesivo em português e em espanhol avisando que há
veículos de baixa velocidade na pista. Segundo Nilton Gáz, o maior desafio
será subir a Cordilheira dos Andes, devido à altitude. A preparação para a
viagem passou também pela retirada da documentação necessária e a
atualização das vacinas necessárias para esse tipo de viagem internacional.
O roteiro da viagem foi estudado detalhadamente, identificando,
principalmente, os pontos de abastecimento das motonetas. Diariamente o
grupo irá percorrer uma média de 500 quilômetros e a cada 120 quilômetros
fará uma parada para abastecer a motocicleta e para fazer um rodízio nos
pilotos. "Somos nove pilotos para sete motonetas. Vamos fazer um revezamento
para que possamos aguentar a viagem", explicou Miguel.
O motociclista revelou ainda que o grupo é integrado pelo motorista da
camionete de apoio, que é responsável pela segurança do grupo. O veículo irá
transportar ainda duas motonetas de reserva para o caso de necessidade de
troca de veículo. Uma das Biz é monitorada via satélite, o que permitirá que
os familiares, amigos e interessados possam acompanhar a viagem. No blog
criado pelo grupo (http://debiznosandes.blogspot.com.br/), vai ser possível
acompanhar a aventura. No blog é possível conhecer o roteiro completo da
viagem.
Fonte: Texto por Eduarda Toralles do Jornal Agora.
"Andar de Biz nos Andes", esse desafio uniu nove amigos motociclistas,
que, em sete motonetas Biz, irão percorrer mais de cinco mil quilômetros,
ida e volta, da praia do Cassino, em Rio Grande, até Valparaíso, no Chile. A
aventura de ida inicia no próximo dia 28, quinta-feira, às 14h, em frente à
estátua de Iemanjá, no Cassino, e termina no dia 3 de abril, em Valparaíso.
Depois, são mais nove dias de viagem de volta até a praia do Cassino, com
chegada prevista para o dia 13 de abril.
Moradores do Rio Grande, Santa Vitória do Palmar, Caxias do Sul, Porto
Alegre e Santa Maria, os nove amigos Miguel Schabbach, Nilton Gáz, Carlos
Schabbach, Dirley Valério, Olinto Meireles, Julio Malta, André Menegat,
Ariberto Sendtko e Milton Andrade se conheceram há cerca de oito anos, como
integrantes do Motoclube Bodes do Asfalto.
Além da diversidade de idade, entre 40 e 74 anos de idade, o grupo também
apresenta uma diversidade de profissões: veterinário, mecânico, professor de
música, marceneiro. O que os uniu foi o paixão pela aventura, disse Miguel.
No roteiro de viagem, os amigos aventureiros irão percorrer cidades em
quatro países: Brasil, Uruguai, Argentina e Chile. "Estamos acostumados à
viagem em motos de mil cilindradas. Ao fazer essa viagem nas motonetas de
125 cilindradas, queremos provar às pessoas que é possível fazer viagens
neste tipo de moto, basta estarmos preparados para isso", explicou Miguel,
que há mais de 30 anos anda de motocicleta.
De acordo com o motociclista, o importante é fazer uma boa manutenção
preventiva na motocicleta e estar física e mentalmente preparado para o
desafio. Além de todo esse preparo, o grupo está levando um carro de apoio
que irá pilotado com um adesivo em português e em espanhol avisando que há
veículos de baixa velocidade na pista. Segundo Nilton Gáz, o maior desafio
será subir a Cordilheira dos Andes, devido à altitude. A preparação para a
viagem passou também pela retirada da documentação necessária e a
atualização das vacinas necessárias para esse tipo de viagem internacional.
O roteiro da viagem foi estudado detalhadamente, identificando,
principalmente, os pontos de abastecimento das motonetas. Diariamente o
grupo irá percorrer uma média de 500 quilômetros e a cada 120 quilômetros
fará uma parada para abastecer a motocicleta e para fazer um rodízio nos
pilotos. "Somos nove pilotos para sete motonetas. Vamos fazer um revezamento
para que possamos aguentar a viagem", explicou Miguel.
O motociclista revelou ainda que o grupo é integrado pelo motorista da
camionete de apoio, que é responsável pela segurança do grupo. O veículo irá
transportar ainda duas motonetas de reserva para o caso de necessidade de
troca de veículo. Uma das Biz é monitorada via satélite, o que permitirá que
os familiares, amigos e interessados possam acompanhar a viagem. No blog
criado pelo grupo (http://debiznosandes.blogspot.com.br/), vai ser possível
acompanhar a aventura. No blog é possível conhecer o roteiro completo da
viagem.
Fonte: Texto por Eduarda Toralles do Jornal Agora.
Remodelado, scooter Honda Lead ganha motor 125cc
Além de uma nova identidade visual, o modelo apresentado no Vietnã conta com
mais potência e espaço no porta-capacetes
A Honda apresentou no Vietnã a nova geração do scooter Honda Lead, líder de
vendas do segmento no Brasil, agora com motor de 125cc e um design mais
moderno. Ele também recebeu o sistema start-stop, que interrompe
temporariamente o funcionamento do motor caso fique parado por mais de três
segundos, retomando a atividade automaticamente assim que o piloto aciona o
acelerador.
Agora com 124,92cc, contra 108cc da versão anterior, o motor produz mais
potência e torque: 11,48 cv a 8.500 rpm e 1,12 kgf.m a 5.000 rpm, sendo que
o propulsor antigo gerava 9,2 cv a 7.500 rpm e 0,97 kgf.m a 6.000 rpm.
Segundo a Honda, o motor novo consome 30% menos em relação ao anterior, em
grande parte por causa do sistema start-stop.
O porta-objetos sob o banco, que abriga até dois capacetes e é um
diferencial do Lead, cresceu: comporta 37 litros, 2 a mais que o Lead 110.
Com as mudanças, a capacidade do tanque de gasolina caiu de 6,5 para 6
litros, o que não deve reduzir a autonomia do scooter, agora mais econômico.
Os faróis agora estão equipados com LEDs tanto na traseira quanto na
dianteira, deixando o scooter com um visual mais modernizado. A parte
frontal conta com detalhes metalizados, em formato de V, enquanto os piscas
estão nos cantos superiores da carenagem e não um pouco acima dos pneus,
como no modelo antigo. Outro aspecto que recebeu um visual mais atual foi o
painel, agora com uma tela LCD que informa sobre o consumo de combustível.
A Honda do Brasil ainda não anunciou a chegada da nova geração do Lead, o
que deve acontecer em breve por conta da atualização do projeto no exterior.
Fonte: duasrodasonline.com.br
mais potência e espaço no porta-capacetes
A Honda apresentou no Vietnã a nova geração do scooter Honda Lead, líder de
vendas do segmento no Brasil, agora com motor de 125cc e um design mais
moderno. Ele também recebeu o sistema start-stop, que interrompe
temporariamente o funcionamento do motor caso fique parado por mais de três
segundos, retomando a atividade automaticamente assim que o piloto aciona o
acelerador.
Agora com 124,92cc, contra 108cc da versão anterior, o motor produz mais
potência e torque: 11,48 cv a 8.500 rpm e 1,12 kgf.m a 5.000 rpm, sendo que
o propulsor antigo gerava 9,2 cv a 7.500 rpm e 0,97 kgf.m a 6.000 rpm.
Segundo a Honda, o motor novo consome 30% menos em relação ao anterior, em
grande parte por causa do sistema start-stop.
O porta-objetos sob o banco, que abriga até dois capacetes e é um
diferencial do Lead, cresceu: comporta 37 litros, 2 a mais que o Lead 110.
Com as mudanças, a capacidade do tanque de gasolina caiu de 6,5 para 6
litros, o que não deve reduzir a autonomia do scooter, agora mais econômico.
Os faróis agora estão equipados com LEDs tanto na traseira quanto na
dianteira, deixando o scooter com um visual mais modernizado. A parte
frontal conta com detalhes metalizados, em formato de V, enquanto os piscas
estão nos cantos superiores da carenagem e não um pouco acima dos pneus,
como no modelo antigo. Outro aspecto que recebeu um visual mais atual foi o
painel, agora com uma tela LCD que informa sobre o consumo de combustível.
A Honda do Brasil ainda não anunciou a chegada da nova geração do Lead, o
que deve acontecer em breve por conta da atualização do projeto no exterior.
Fonte: duasrodasonline.com.br
segunda-feira, 25 de março de 2013
Piloto automático (cruise control) para todas as motos
Para os carros o piloto automático (cruise control) não chega a ser nenhuma
novidade, mas para as motocicletas o equipamento só é oferecido em poucos, e
caros, modelos touring.
Para atender às necessidades dos motociclistas aventureiros que fazem longas
viagens, o inventor americano Brian Carmicheal desenvolveu o Omni-Cruise
(Universal Motorcycle Throttle Lock), um tipo de piloto automático mecânico
que pode ser instalado e desinstalado em poucos instantes na moto.
O equipamento funciona com um mecanismo de pressão e uma faixa de borracha
colocada em volta do punho do acelerador, permitindo "travar" a velocidade
desejada e recuar o dispositivo na hora de frear a moto.
Aparentemente a engenhoca parece atender bem o seu propósito, mas é
importante levar em consideração que o tempo de reação nas frenagens possa
ser maior que o normal, pelo menos até o motociclista se adaptar ao sistema.
Produzido na Califórnia, o Omni-Cruise é vendido pela internet no site
omni-cruise.com pelo preço de US$ 49,99 (cerca de R$ 100), fora os custos
adicionais, como despesas de envio.
- Confira o vídeo de apresentação do Omni-Cruise:
http://www.youtube.com/watch?v=1Ja_0EvjNXA&feature=player_embedded
Fonte: moto.com.br
novidade, mas para as motocicletas o equipamento só é oferecido em poucos, e
caros, modelos touring.
Para atender às necessidades dos motociclistas aventureiros que fazem longas
viagens, o inventor americano Brian Carmicheal desenvolveu o Omni-Cruise
(Universal Motorcycle Throttle Lock), um tipo de piloto automático mecânico
que pode ser instalado e desinstalado em poucos instantes na moto.
O equipamento funciona com um mecanismo de pressão e uma faixa de borracha
colocada em volta do punho do acelerador, permitindo "travar" a velocidade
desejada e recuar o dispositivo na hora de frear a moto.
Aparentemente a engenhoca parece atender bem o seu propósito, mas é
importante levar em consideração que o tempo de reação nas frenagens possa
ser maior que o normal, pelo menos até o motociclista se adaptar ao sistema.
Produzido na Califórnia, o Omni-Cruise é vendido pela internet no site
omni-cruise.com pelo preço de US$ 49,99 (cerca de R$ 100), fora os custos
adicionais, como despesas de envio.
- Confira o vídeo de apresentação do Omni-Cruise:
http://www.youtube.com/watch?v=1Ja_0EvjNXA&feature=player_embedded
Fonte: moto.com.br
KTM lança scooter elétrica E-Speed no Tokyo Motorcycle Show
A KTM apresentou o seu mais novo protótipo de scooter elétrico durante o
Tokyo Motorcycle Show, trata-se da E-Speed. O modelo possui design
diferenciado e conta com bastante tecnologia no projeto, que foi produzido
pelo engenheiro Gerald Kiska após o seu retorno a montadora austríaca.
O desempenho da E-Speed é bastante interessante, seu propulsor produz
velocidade máxima de 85 km/h e autonomia de 75 quilômetros. A bateria é
facilmente carregada em qualquer tomada por duas horas.
O projeto do scooter utiliza suspensão de braço único, rodas de 14 polegadas
e freio a disco nas duas rodas. A estrutura do chassi é composta por aços
tubulares em posição para favorecer o design da motocicleta e mostrar todos
os seus traços. O seu peso é de 140 kg e a montadora não divulgou
informações sobre preço e comercialização.
Fonte: moto.com.br
Tokyo Motorcycle Show, trata-se da E-Speed. O modelo possui design
diferenciado e conta com bastante tecnologia no projeto, que foi produzido
pelo engenheiro Gerald Kiska após o seu retorno a montadora austríaca.
O desempenho da E-Speed é bastante interessante, seu propulsor produz
velocidade máxima de 85 km/h e autonomia de 75 quilômetros. A bateria é
facilmente carregada em qualquer tomada por duas horas.
O projeto do scooter utiliza suspensão de braço único, rodas de 14 polegadas
e freio a disco nas duas rodas. A estrutura do chassi é composta por aços
tubulares em posição para favorecer o design da motocicleta e mostrar todos
os seus traços. O seu peso é de 140 kg e a montadora não divulgou
informações sobre preço e comercialização.
Fonte: moto.com.br
Honda CRF 250L chega ao Brasil em abril por R$ 18.490
Nova trail é uma opção com mais disposição para passeios fora de estrada do
que a irmã XRE 300
A Honda anunciou que a nova trail CRF 250L, fabricada na Tailândia, chegará
ao Brasil em abril pelo preço sugerido de R$ 18.490. Mais fora de estrada do
que a "irmã" XRE 300, a CRF tem o mesmo motor da CBR 250R, de 1 cilindro com
4 válvulas e refrigeração líquida, rendendo 23 cv a 8.500 rpm (3 cv a menos
do que a esportiva) e 2,2 kgf.m a 7.000 rpm (contra 2,34 kgf.m da CBR).
A nova trail também conta com suspensões de longo curso (250 mm na dianteira
e 240 mm na traseira) e linhas que remetem aos modelos de competição da
marca. A CRF 250L foi apresentada pela primeira vez no Salão de Tóquio, em
novembro de 2011, e passou a ser comercializada na Europa no início de 2012.
Segundo a Honda, os 3 cv a menos da CRF em relação à CBR se devem ao filtro
de ar com capacidade de aspiração reduzida, próprio para os terrenos de
areia e terra. Por outro lado, a reprogramação da injeção gerou mais torque
durante a subida de giros, de acordo com a fabricante.
Fonte: duasrodasonline.com.br
que a irmã XRE 300
A Honda anunciou que a nova trail CRF 250L, fabricada na Tailândia, chegará
ao Brasil em abril pelo preço sugerido de R$ 18.490. Mais fora de estrada do
que a "irmã" XRE 300, a CRF tem o mesmo motor da CBR 250R, de 1 cilindro com
4 válvulas e refrigeração líquida, rendendo 23 cv a 8.500 rpm (3 cv a menos
do que a esportiva) e 2,2 kgf.m a 7.000 rpm (contra 2,34 kgf.m da CBR).
A nova trail também conta com suspensões de longo curso (250 mm na dianteira
e 240 mm na traseira) e linhas que remetem aos modelos de competição da
marca. A CRF 250L foi apresentada pela primeira vez no Salão de Tóquio, em
novembro de 2011, e passou a ser comercializada na Europa no início de 2012.
Segundo a Honda, os 3 cv a menos da CRF em relação à CBR se devem ao filtro
de ar com capacidade de aspiração reduzida, próprio para os terrenos de
areia e terra. Por outro lado, a reprogramação da injeção gerou mais torque
durante a subida de giros, de acordo com a fabricante.
Fonte: duasrodasonline.com.br
Mystic pode ser a futura BMW custom
Aladim Lopes Gonçalves
A fabricante alemã BMW já havia anunciado o desenvolvimento de um conceito
custom equipado com motor Boxer 1200 cm³ refrigerado a ar como ponto alto
das comemorações de 90 anos da produção de motocicletas. Uma história que
começou com o modelo R32 no ano de 1923.
Os esforçados engenheiros da BMW Motorrad até podem estar trabalhando com o
máximo de discrição, mas os primeiros esboços e desenhos de como deve ser a
moto comemorativa já caíram na internet e desde então vêm chamando a atenção
dos apreciadores de esportivas clássicas.
Com um visual imponente, mesclando modernidade e detalhes nostálgicos, dá
para dizer pelas imagens que a BMW está prestes a apresentar um projeto
custom baseado na R 1200 que segue o melhor da tradição das antigas Café
Racer.
Como o futuro a Deus pertence, só resta aos meros mortais aguardar
ansiosamente por mais imagens e informações oficiais desse revolucionário
modelo da nonagenária marca alemã.
Fonte: moto.com.br
A fabricante alemã BMW já havia anunciado o desenvolvimento de um conceito
custom equipado com motor Boxer 1200 cm³ refrigerado a ar como ponto alto
das comemorações de 90 anos da produção de motocicletas. Uma história que
começou com o modelo R32 no ano de 1923.
Os esforçados engenheiros da BMW Motorrad até podem estar trabalhando com o
máximo de discrição, mas os primeiros esboços e desenhos de como deve ser a
moto comemorativa já caíram na internet e desde então vêm chamando a atenção
dos apreciadores de esportivas clássicas.
Com um visual imponente, mesclando modernidade e detalhes nostálgicos, dá
para dizer pelas imagens que a BMW está prestes a apresentar um projeto
custom baseado na R 1200 que segue o melhor da tradição das antigas Café
Racer.
Como o futuro a Deus pertence, só resta aos meros mortais aguardar
ansiosamente por mais imagens e informações oficiais desse revolucionário
modelo da nonagenária marca alemã.
Fonte: moto.com.br
Assinar:
Postagens (Atom)