Other stuff ->

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Unanimidade ou Maioria?

 

O Ir. Luciano Urpia da Loja Cruz de Malta n° 1460, Oriente de Salvador-BA, questionou-me como o Mestre de Cerimônias deve se comportar, durante a Aprovação do Balaustre, quando, por exemplo, algum irmão se abstém da leitura do Balaústre, O Mestre de Cerimônias deve anunciar que houve UNANIMIDADE com uma abstenção ou que houve MAIORIA da aprovação com uma abstenção?

Apesar de parecer simples, é um caso que merece ser analisado, pois na Aprovação do Balaustre pode ocorrer uma situação diferente da normal.

Para maior clareza para os Aprendizes e Companheiros, vamos definir alguns termos usados acima:

BALAUSTRE: no vocabulário peculiar da Maçonaria, esse termo é a antiga denominação da ATA da Sessão Maçônica (Nicola Aslan). Reparem que a definição de "balaustre" nos dicionários tem um significado totalmente diferente.

MAIORIA: Numa votação, a maioria é constituída de pelo menos metade dos votos mais um (é chamada de Maioria Absoluta).

UNANIMIDADE: em uma votação em que há concordância geral; que provém de um comum acordo (votação unânime).

Obviamente, dada as definições acima, fica claro que "Unanimidade com uma abstenção" não existe, não está correto.

Vamos analisar, agora, mais uma peculiaridade Maçônica, durante a votação da Ata: sabemos que no início de uma Sessão é feita a Leitura da Ata (Balaustre) da Sessão anterior, para verificar se o Secretário redigiu corretamente o ocorrido, se os nomes e datas estão corretos, etc, pois essa Ata vai fazer parte da História da Loja.

A Ritualística Maçônica pede que somente os Obreiros que estiveram presentes na Sessão compartilhem da votação para aprovação da referida Ata.

Determina, também, que os que não estiveram presentes devem ficar de "pé e a ordem!" e não podem votar.

ISSO NÃO É ABSTENÇÃO, pois esses Obreiros não fazem parte do grupo que está votando, apesar de estarem no local e hora da votação.

Porém, se alguém desse grupo não votar, por qualquer motivo, aí sim, ele se abstém de votar.

 

Ir.'. Alfério Di Giaimo Neto.

Translate it!