Other stuff ->

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Shibolet, Xibolet ou Skibolet?





Já apareceu essa discussão diversas vezes: É Xibolet, É Skibolet, É Sibolet...

O mais errado de todos é Skibolet - essa pronuncia usa o pronuncia italiana, como se dissesse "schiavo" (skiavo - escravo) e alguns achavam que era assim que era para pronunciar essa palavra.

O fato é que os Efraimitas diziam Sibolet e não conseguiam pronunciar Chibolet - por isso, na guerra entre os Gileaditas e os Efraimitas, os que tentavam passar pela barreira Gileadita nos vaus do Jordão, pronunciavam errado a palavra Chibolet e eram degolados. Ver em Juízes 12:6.

Então lhe diziam: Dize, pois, Chibolete; porém ele dizia: Sibolete; porque não o podia pronunciar bem; então pegavam dele, e o degolavam nos vaus do Jordão; e caíram de Efraim naquele tempo quarenta e dois mil.

A incapacidade de pronunciar a letra SH vem do fato de que o som não era conhecido dos Efraimitas, era difícil para eles como é para o brasileiro pronunciar o som TH do inglês, ou para o japonês pronunciar o L (que se transforma em R) ou o chinês pronunciar o L (que se transforma em R).


Se procurarmos na Bíblia escrita em hebraico, que não é a Torah, pois a Torah não tem o livro Juízes, aí sim, poderemos ver que era Shibolet, porque a palavra inicia-se com a letra SHIN, que se pronuncia como um X, e nunca como SK.

Em vermelho, em Juízes 12:6, se pode ver as letras SH B L T marcadas. SH, é a letra SHIN, que se lê CHIN. Aqui, foi utilizada a bíblia hebraica versão Codex Aleppo.


A leitura é feita da esquerda para a direita - a letra que tem três bracinhos é Shin, a Beth é a letra que parece um C ao contrário, a Lamed, parece uma cobrinha e finalmente Tet, que parece uma portinha.


SH B L T - vale lembrar que em hebraico não se escrevem as vogais, então Maçonaria seria grafada como M S N R - Mem Samed Nun Resh.

A discussão só acontece quando não se tem certeza da verdadeira origem da palavra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate it!