Other stuff ->

quinta-feira, 12 de agosto de 2010

Rumpelstiltskin




Existem diversas lendas sobre um duende aprontador, mas muito poderoso, na Europa. Na Croácia, existe o Cvilidreta (tsvílidrêta), na Päronskaft, na Suécia, Joaidane, em Árabe, Martinko Klingac, na Slovakia, e em muitos outros países, sempre há um duendezinho barulhento.


E ele foi ressucitado pelo Shrek - eu ouvia da minha mãe que esse duende vinha fazer bagunça de noite, roubava leite da vaca, ou o talhava, mexia nas panelas, roubava ovos, e eu morria de medo dele. Ainda bem que eu nunca tinha visto a cara dele no Shrek - senão aí eu me borrava mesmo.


A lenda dele conta que um camponês para impressionar o Rei disse que sua filha tecia palha transformando-a em ouro. O Rei desconfiado, trancou a camponesa e disse que se em 3 dias não tecesse ouro, estaria condenada. Na primeira noite, no maior desepero, a camponesinha recebe a visita de Rumpelstiltskin, e ele em troca de seu colar, transforma a palha em ouro. Na segunda noite, a mesma coisa, em troca de um anel, e na terceira, como a princesa não tinha mais nada (de interesse do duende, seus pervertidos...), o duende faz ela prometer seu primeiro filho.


O Rei, satisfeito com as três noites de tecelagem de ouro, deixa-a casar com o príncipe, e logo após o nascimento do primeiro filho, lá chega ele exigindo seu prometido: Rumpelstiltskin!


Mas ela recusa-se e ele diz que só vai embora, se ela descobrir o nome dele em 3 noites.


Ela desespera-se, mas numa noite de vigília e de choro, andando pela mata, ela escuta ele cantando ao redor da fogueira: Hoje eu frito, amanhã eu cozinho! Depois de amanhã será meuo filho da rainha! Coisa boa é ninguém saber que eu chamo Rumpelstiltskin!


E ela, gravando seu nome, na próxima noite, quando ele veio reclamar seu filho, ela o desmascarou e o mandou embora...


________


Por isso que eu morria de medo dele - hoje eu frito, amanhã eu cozinho! Eu corria para dormir coberto até a cabeça, antes que o Rumpelstiltskin chegasse e me visse fora da cama!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate it!