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quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Roadwin 250R: Moto compacta com apelo esportivo

Por Aladim Lopes Gonçalves

Resultado de uma parceria da brasileira Dafra com a coreana Daelim, a
Roadwin 250, produzida em regime CKD, em Manaus (AM), chega aos
concessionários da marca pelo preço sugerido de R$ 12.490 com a
promessa de proporcionar um forte apelo esportivo em uma moto urbana.
O modelo também representa a entrada da empresa no mundo dos motores
250cc, conforme afirmação do presidente da Dafra, Creso Franco,  na
apresentação da Roadwin 250, na pista da Fazenda Capuava, na região de
Campinas (SP).

"Com esse lançamento estamos ampliando o line up de produtos da Dafra,
oferecendo ao consumidor uma moto 250cc esportiva, e ao mesmo tempo
estamos dando nossa contribuição para que mais pessoas tenham acesso a
motos com uma concepção mais esportiva", destaca o executivo.

De fato, o novo modelo da Dafra tem uma missão e tanto. Diante de
concorrentes de mesma cilindrada, como Kawasaki Ninja 250R, Kasinski
Comet GT 250R e, logo mais, próximo do segundo semestre, da Honda CBR
250R. Vale ressaltar que, apesar de terem a mesma cilindrada, a
Roadwin tem motor monocilíndrico, enquanto Ninja e Comet têm
propulsores bicilíndricos. Portanto, o embate na esfera técnica deve
ficar para mais adiante, com a chegada da compacta esportiva da Honda.

Se a Roadwin 250, equipada com uma carenagem generosa, mas com seu
motor um cilindro de 247 cm³, refrigeração líquida, duplo comando no
cabeçote e injeção eletrônica, capaz de produzir 24 cv de potência a
9.000 rpm e torque de 1,90 kgf.m a 7.000 rpm, pode não surpreender em
termos estritos de performance, por outro lado, oferece uma condição
de pilotagem confortável e com forte apelo visual de esportividade.
Aspecto que pudemos comprovar durante os testes na pista.

Diante do guidão da Roadwin 250, a sensação é de estar em cima de uma
motocicleta até um pouco maior, ilusão óptica causada pela farta
carenagem do modelo. O próximo passo é só dar a partida e sentir como
o seu comportamento em movimento. O motor monocilíndrico soa um tanto
silencioso e não é muito de resposta rápida na partida se você não
acelerar mais vitalidade. Até parecia que a embreagem estava "baixa".
Para uma saída mais vigorosa é preciso acelerar com vontade.

Mas para o piloto captar mesmo a sensação de esportividade da Roadwin
250, além de acelerar com mais energia, também é necessário "esticar"
a passagem de marchas no câmbio de cinco velocidades. Isso porque o
motor 250cc dessa compacta esportiva mostra mais resultado nas faixas
de rotações mais elevadas. Abaixo de 4.000 rpm o seu comportamento é
bastante tímido. Com trocas de marcha na faixa de rotação do torque
máximo (7.000 rpm) a postura muda bastante e tudo fica mais divertido.

Nessa condição, o panorama de pilotagem surpreende e seu conjunto
estrutural e de rodagem é firme e estável, permitindo um grau de
aderência para a realização de curvas com boa margem de segurança. O
cavalete central foi o item que mais sofreu durante as inclinações e
manobras. O sistema de freios (duplo na dianteira e simples na
traseira) agradou pelo seu nível de eficiência bem dimensionado para a
moto. A velocidade máxima anunciada para a moto é 130 km/h.

Ainda falta descobrir qual vai ser a postura da Roadwin 250 na hora de
encarar as dificuldades do trânsito urbano, já que o modelo tem
vocação de street. Se o comportamento do motor ainda é uma incerteza
nesse sentido, um aspecto positivo para a moto é a sua condição
favorável de pilotagem. Com guidão mais elevado e próximo do piloto,
além da suspensão bem calibrada e assento macio, a impressão que se
tem é que é possível rodar por horas a fio sem muito desgaste para o
piloto.

A Roadwin 250 pode ser uma promessa e tanto no segmento de esportivas
compactas pelo seu preço abaixo das concorrentes, posição de pilotagem
confortável e forte apelo visual, incluindo carenagem generosa, painel
de instrumentos com conta-giros analógico, velocímetro digital e
display com marcador de combustível, hodômetro e relógio.

A traseira remodelada pela engenharia da Dafra também complementa o
belo esquema visual da moto, com o detalhe moderno da lanterna com
LEDs. De acordo com a Dafra, a expectativa de vendas para o modelo é
de cerca de 300 unidades por mês. A moto pode ser encontrada nas
concessionárias nas cores vermelho e branco. A garantia concedida é de
um ano.

FICHA TÉCNICA

Motor: Monocilíndrico, 4 válvulas, DOHC, refrigeração líquida

Capacidade cúbica: 247 cm³

Potência: 24 cv 9.000 rpm

Torque: 1,92 kgf.m a 7.000 rpm

Câmbio: 5 velocidades

Alimentação: Injeção eletrônica KEFICO

Quadro: Berço duplo em aço

Suspensão dianteira: Garfo telescópico convencional

Suspensão traseira: Balança monoamortecida

Comprimento: 2.025 mm

Largura: 778 mm

Altura: 1.180 mm

Distância entre eixos: 1.390 mm

Altura do banco: 780 mm

Tanque de combustível: 15 litros

Peso (em ordem de march): 173 kg

Freio dianteiro: Duplo disco de 290 mm de diâmetro com pinças de dois pistões

Freio traseiro: Disco simples de 220 mm, com pinça de dois pistões

Pneu dianteiro: 110/70 – 17

Pneu traseiro: 130/70 – 17

Cores: Branca e Vermelha

Preço Sugerido: R$ 12.490


Fonte:
Equipe MOTO.com.br

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