Other stuff ->

sexta-feira, 31 de outubro de 2025

As Três Feridas Narcísicas da Humanidade, por Freud

De novo, o cara - ele é super!

As três feridas narcísicas da humanidade, expostas por Freud, referem-se a descobertas científicas que deslocaram o ser humano de uma posição central e privilegiada, abalando o seu autoamor narcísico e a sua suposta superioridade.

As três feridas são:

A Ferida Cosmológica (Nicolau Copérnico): Causada pela descoberta de que a Terra não é o centro do universo (Heliocentrismo), mas apenas mais um planeta girando em torno do Sol e descentralizou o ser humano do ponto de vista físico e cósmico, tirando-o de uma posição especial no plano universal.

A Ferida Biológica (Charles Darwin): Veio com a Teoria da Evolução, que demonstrou que o ser humano é apenas mais uma espécie animal, que evoluiu a partir de formas de vida mais simples, e não uma criatura especial e superior, criada à parte, e descentralizou o ser humano do ponto de vista biológico, confrontando a ideia de ser uma criação única e destinada a dominar.

A Ferida Psicológica (Sigmund Freud - a Psicanálise): Considerada por Freud a mais recente e talvez a mais dolorosa, é a descoberta de que o indivíduo não é senhor de sua própria casa, ou seja, o Eu (Ego) não é o senhor absoluto da psique, revelando a existência do Inconsciente, uma força psíquica que governa grande parte de nossos pensamentos, desejos e ações, mostrando que a nossa consciência e racionalidade têm um domínio limitado sobre nós mesmos.

Essas feridas são 3 golpes fortes no narcisismo do Homem, que descobre que ele não é o centro nem o ápice da criação, nem superior a tudo...

A terceira ferida narcísica, a Psicológica, bota em choque a crença do ser humano ser senhor de suas paixões - descobre que o Inconsciente é cheio de conteúdos reprimidos e inconfessáveis, que moldando seus sentimentos e pensamentos, às vezes contraria a vontade consciente e comanda ações que abalam a autonomia do ser humano e impõem a humildade de aceitar que algo incontrolável está dentro de sua mente, deixando-nos à mercê de impulsos e desejos que desconhecemos e muitas das vezes não sabemos como detê-los.

Freud achava que era a ferida mais difícil de aceitar pois estava dentro da mente do ser humano o Inconsciente incontrolável, como uma fera presa e mostrava a fragilidade e a falta de controle à que estamos sujeitos...

São fantásticos os textos desse ícone da Psicanálise!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate it!