Other stuff ->

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Demografia


A Demografia é a Ciência que estuda a dinâmica populacional humana.

O seu objeto de estudo engloba as dimensões, estatísticas, estrutura e distribuição das diversas populações humanas.

Estas não são estáticas, variando devido à três componentes principais da dinâmica demográfica, ou seja, natalidade (nascimentos), mortalidade (óbitos) e migrações.

O estudo da natalidade envolve a quantidade de filhos que as mulheres os casais estão escolhendo ter, as relações de união, etc.

A mortalidade envolve todas as causas de morte, tabelas de vida, esperança de vida (o quanto pode-se esperar viver), etc.

A migração cuida dos movimentos das pessoas dentro de um território e para fora dele ou para dentro.

Assim, um crescimento populacional se dá pela adição da população presente aos nascimentos subtraídos dos óbitos e somado ao saldo migratório, isto é, do saldo entre os que saíram de um determinado local (emigraram) e dos que entraram (imigraram).

Ultimamente o envelhecimento populacional tem provocado diversos estudos, já que com o envelhecimento da população aumenta a pressão sobre os serviços de saúde especializados em idosos, e sobre as pensões e aposentadorias.

No século XIX, mais precisamente no ano de 1855, Achille Guillard em seu livro "Eléments de Statistique Humaine ou Démographie Comparée" (Elementos de Estatística Humana ou Demografia Comparada), usou pela primeira vez o termo demografia.

Significado: Demo- povo; Grafia- estudo, ou seja, Demografia é o estudo do povo/população.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate it!