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segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

Regime Escocês Retificado

O Regime Escocês Retificado (RER) descende diretamente da Ordem da
Estrita Observância Templária, seja no Simbolismo Cavalheiresco, seja
nos princípios Cristãos. A Retificação aconteceu no Convento de Lyon,
em 1778, no qual foram adotados dois Códigos: "Código Maçônico das
Lojas Reunidas e Retificadas" e "Código Geral dos Regulamentos da
Ordem dos Cavaleiros Benfeitores da Cidade Santa". Ainda hoje são os
únicos documentos inspiradores do RER. A "Regra Maçônica das Lojas
Reunidas e Retificadas", que criou efetivamente e definitivamente o
Regime, foi adotada no Convento de Wilhelmsbad, em 1782.



Escopo

O RER tem como escopo o aperfeiçoamento que cada homem tem de
perseguir individualmente e o exercício de uma caridade ativa, voltada
a cada homem.



Estrutura

O RER é uma Ordem Maçônica nos quatro primeiros Graus e uma Ordem
Cavalheiresca nos dois últimos. Os três primeiros Graus – pelas
convenções em uso e para consentir a regularidade das Lojas – são
administrados por Potências Maçônicas Regulares, sendo no Brasil pelo
Grande Oriente do Brasil (GOB), enquanto os três últimos são
governados pelo Grande Priorado do Brasil. Uma Ordem Interna que
administra os Graus Cavalheirescos (ou Graus da Cavalaria do CBCS) (5
e 6). É uma Ordem Cristã, porém não é confessionária. É importante não
confundir "Cristão" com "Catolicismo".



Grau 4 – Mestre Escocês de Santo André



Nascido como último Grau dos quatro Graus Maçônicos do RER, ele
representa a finalização de um caminho de evolução que começou com a
Iniciação. Cada Grau da Ordem Maçônica Retificada trabalha uma virtude
cardeal, sendo que a "Força" é a deste Grau. Com uma Cerimônia cheia
de simbolismo, muito esotérica e espiritual, transmite ao Candidato
várias mensagens: a transitoriedade do mundo terreno e a limitação do
ser humano, mas também indica um caminho para a elevação de si mesmo,
e transmite uma mensagem de esperança num futuro melhor. O Grau é a
União entre o Antigo e o Novo Testamento.



Grau 5 – Escudeiro Noviço



É o primeiro Grau "dos escolhidos", no sentido que, enquanto até o
Grau 4 são alcançados com o trabalho e a dedicação e são etapas de um
caminho a ser percorrido pelo maçom no seu aperfeiçoamento, somente
entra na Ordem Interna (Graus 5 e 6) quem for convidado por membros da
Ordem e aprovado pelo Diretório da mesma. Representa a entrada numa
Ordem de Cavalaria Cristã, onde os princípios das duas são trabalhados
e aperfeiçoados.

O simbolismo do Escudeiro (o ajudante de um Cavaleiro) significa que
ainda há um caminho de aperfeiçoamento a ser percorrido, acompanhando
um "guia" – o Cavaleiro – que já completou esse caminho e hoje é apto
a conduzir um novo candidato. O Grau 5 é provisório no sentido de que,
quem não completar esse caminho, poderá voltar ao Grau 4, pois se não
manifestar as qualidades para poder ser Cavaleiro, não teria sentido
ficar numa Ordem Cavalheiresca.



Grau 6 – Cavaleiro Benfeitor da Cidade Santa



Para o Grau 6 (CBCS), somente o Grão-Prior e Grão-Mestre Nacional do
Grande Priorado tem poderes para Armar um Cavaleiro Benfeitor da
Cidade Santa, não existe outra forma. No nosso caso, quem pode fazê-lo
é o Reverendo Irmão Wagner Veneziani Costa.

Representa a apoteose do caminho! O cumprimento de um caminho de
aperfeiçoamento, onde as virtudes já foram tão bem trabalhadas que o
Cavaleiro não precisa mais nem de guias nem de compromissos, pois já
se aperfeiçoou individualmente pela prática das virtudes dos Graus
inferiores a tal ponto de ser ele mesmo exemplo e guia, não somente
para os outros membros do Regime, mas também para o seu constante
aperfeiçoamento pessoal e pela humanidade como um todo. Isto é feito
em conformidade com o escopo do RER, descrito no começo deste texto. E
ninguém melhor que um Cavaleiro Benfeitor da Cidade Santa representa
esse status, pois recolhe simbolicamente na mesma definição os
arquétipos das Virtudes, bem como uma ligação com os Cavaleiros
Templários (dos quais pega o nome original!), onde o Regime como um
todo afirma querer trazer inspiração e perpetuar os princípios.

Fonte: Rede Colméia

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