Other stuff ->

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2015

Estágios da Evolução da Maçonaria


 

Nosso Ir.: Douglas Knoop, famoso historiador Maçônico, num de seus trabalhos para a Loja Quatuor Coronati da Inglaterra, expressa a opinião dele, descrevendo qual parece ter sido a evolução que uma Loja Maçônica sofreu através dos tempos. Ele dividiu essa evolução em três estágios descritos abaixo.


"1) Lojas Operativas: organizações permanentes desempenhando certas funções profissionais. Entre os membros, poderia ter havido alguns "Não-Operativos" mas que não podiam se manifestar e desse modo, os "Não-Operativos" não exerciam nenhuma influência nos trabalhos e na política da Loja.


2) Lojas de Maçons Aceitos: nos séculos XVII e XVIII, em Lojas ocasionais ou semi- permanentes, eles seguiam as práticas em voga principalmente nas Lojas Operativas Escocesas, ou seja, a leitura de uma versão das "Old Charges", junto com as formalidades, associada com a comunicação da "Palavra do Maçom" (Mason Word). Tais Ritos de "Aceitação", juntamente com as devidas Cerimônias, sofreram um gradual processo de modificação, e é impossível dizer exatamente em que estágio eles deixaram de ser "Aceitos" e se tornaram "Especulativos". O principal interesse dos Maçons Aceitos era, provavelmente, a antiqüidade da Loja.


3) Lojas de Maçons Especulativos: nas quais, a leitura dos Antigos Deveres (Old Charges) e a prática de alguns usos incipientes e frases associadas com o fornecimento da Palavra do Maçom (Mason Word) tem sido quase que inteiramente substituídas pelo ensinamento de um peculiar"Sistema de Moralidade, velado em Alegorias e ilustrado por Símbolos". A característica fundamental dessas Lojas é "Moralização" usando a expressão do Bro Rylands."

 

Como foi dito acima, essa é a opinião desse estudioso maçônico, que após diversas pesquisas, chegou a essa conclusão exposta. Insistimos na palavra "opinião", pois certeza mesmo, ninguém tem sobre este assunto.

 

 

M.'.I.'. Alfério Di Giaimo Neto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate it!