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segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

BMW F800 R




BMW F 800 R APOSTA BRASILEIRA (publicado em 19/01/2011)

Com motor de dois cilindros paralelos, freios ABS e estilo naked,
modelo passa a ser fabricado também em Manaus, Amazonas. O preço cai
em função da redução de impostos


Depois do pioneirismo de produzir a primeira motocicleta BMW fora da
Alemanha, em quase um século de existência da marca, com o modelo G
650 GS, a montadora amplia sua linha brasileira, instalada em Manaus,
Amazonas, com a F 800 R, que chega ao mercado em abril. A linha de
montagem, implantada dentro do parque industrial da nacional Dafra,
por meio de acordo – que inclui funcionários treinados na Alemanha e
maquinário próprio –, vai se sofisticar ainda mais, produzindo uma
moto equipada com motor de dois cilindros, diferentemente da G 650 GS,
com um cilindro, abrindo espaço também para os outros modelos da
família F.

Com a produção do modelo F 800 R no Brasil, o preço também será
reposicionado para baixo, em função da eliminação de impostos. Segundo
a montadora, o preço sugerido deve ficar abaixo dos R$ 38 mil, valor
mais competitivo, inferior em cerca de 35% ao do modelo até então
importado, o que deve alavancar ainda mais as vendas internas. E a
moto já vem equipada com sistema de freios ABS de série. A estratégia
para a ampliação da linha, com o modelo F 800 R, tem motivação na boa
performance da marca no país. De acordo com a montadora, a sua
participação no mercado brasileiro em 2010, no segmento de motos acima
de 500cm³, dobrou, passando para 9%.

IMPORTÂNCIA Sem dúvida, a principal responsável pelo bom desempenho da
BMW no Brasil foi exatamente a G 650 GS, fabricada em Manaus, que
elevou o mercado nacional para o sétimo posto no ranking mundial de
vendas da montadora, ultrapassando países tradicionalmente
consumidores da marca, como o Canadá, Japão e Austrália. Com esse
raciocínio, a fabricante alemã aposta que a introdução do novo modelo
– F 800 R (lançado em 2008) – e a reformulação visual da G 650 GS (que
já foi modernizada na Europa) ampliem ainda mais o seu avanço no
mercado nacional, exatamente em um momento de queda em outros
mercados.

Outra providência da BMW no Brasil para concretizar os planos de
expansão para aproximadamente 12% no segmento acima dos 500cm³ é o
aumento da rede de concessionários, que deve praticamente dobrar com a
abertura de até 12 revendas este ano. A nova F 800 R made in Brasil,
com estilo naked, nitidamente inspirado no modelo K 1300 R, vai abrir
caminho para a produção (ainda não confirmada) do modelo irmão, F 800
GS, com estilo on-off road, que usa o mesmo quadro e motor, porém tem
visual inspirado na clássica GS 1200, além de facilitar enormemente a
logística de fabricação e assistência técnica.

DUPLA O motor da F 800 R, projetado pela BMW, mas fabricado pela
austríaca Rotax, é o primeiro na história da marca com dois cilindros
paralelos. Lançado em 2006, tem uma arquitetura bastante compacta em
função de um curioso artifício mecânico. Os dois pistãos se movimentam
juntos (twin, ou gêmeos), o que produziria uma vibração comparada a um
martelete de demolição, inviabilizando a pilotagem e seu
funcionamento. Para reduzir esse efeito, sem comprometer as dimensões,
a engenharia projetou uma falsa terceira biela, com massa plana e peso
equivalente ao dos pistãos, além de movimento contrário, para deixar o
funcionamento redondo.

Equipado com refrigeração líquida e injeção eletrônica, o motor, com
inclinação de 8 graus, 798cm³ e oito válvulas, fornece 87cv a 8.000rpm
e torque de 8,3kgfm a 6.500rpm. O quadro tem dupla viga em aço, com
motor integrado, mas a balança da suspensão traseira, assim como os
aros de 17 polegadas, são em alumínio. A suspensão dianteira tem garfo
telescópico com tubos de 43mm de diâmetro e 125mm de curso. A
suspensão traseira, mono, também tem 125mm de curso. O freio dianteiro
tem duplo disco de 320mm e o traseiro disco simples, de 265mm, e
sistema ABS. O tanque de combustível fica sob o banco, rebaixando as
massas, e comporta 16 litros. O peso a seco é de 177kg, o banco
regulável na altura e a transmissão final é por corrente.


Jornalista: Téo Mascarenhas

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