Other stuff ->

quarta-feira, 5 de dezembro de 2018

O termo “Rito de York”


 

Como mencionado na Pílula Maçônica nº 170, vou comentar alguma coisa na tentativa de esclarecer a origem do termo 'Rito de York", adotado e oficializado pelo Grande Oriente do Brasil, juntamente com outros 06 Ritos.

Na verdade, esse termo se aplica ao sistema maçônico dos EUA, onde realmente esse termo faz sentido e onde se tem, realmente, o Rito de York (ver Pílula Maçônica nº 55 – A Loja de York).

No Brasil, usamos o sistema maçônico inglês, que é diferente do sistema norteamericano.

Esse sistema inglês, estabelecido após a união dos "Modernos" com os "Antigos" em 1813, gerando a Grande Loja Unida da Inglaterra, possui diversos RITUAIS, entre eles o famoso "Emulation Ritual", que é o que usamos aqui no Brasil. Tem, também, o Stability, Sussex, etc

E por que usamos o termo "Rito de York" aqui no Brasil?

Para esclarecer isso, vou ocupar duas Pílulas Maçônicas, pois a história é longa e complicada. Vamos iniciar, esclarecendo, de modo genérico, o que é "RITO" e o que é "RITUAL" RITO – é um método, um uso, aprovado por costumes, ou a muito tempo seguido, ou até mesmo uma lei. Na Maçonaria significa um método de conferir a "Luz Maçônica" através de distribuição e distinção de Graus.

RITUAL – na Maçonaria, é o sistema de cerimônias, fórmulas, instruções, para a prática uniforme e regular dos Trabalhos Maçônicos. Comparativamente, de modo muito simples, temos como exemplo um casamento. De maneira geral, no mundo todo, casamento é a união de duas pessoas, reconhecida por uma autoridade, religiosa ou não.

No Brasil, as cerimônias, a seqüência, para realização de um casamento, são diferentes do que ocorre na Grécia, por exemplo. O evento "casamento" é o mesmo, porém, o cerimonial é diferente, dependendo do País.

Retornando ao termo "Rito de York", em estudo, sabemos que a Maçonaria praticada na Inglaterra, Irlanda e Escócia, antes de 1717, era chamada "Maçonaria Operativa"..

Nesses países, na Inglaterra principalmente, o sistema maçônico usado, era semelhante ao praticado na cidade de York, muito antigo.

Quando em 1717, em Londres, ocorreu a mudança para "Maçonaria Especulativa" com a união de 04 Lojas, etc (não entrarei em detalhes pois muito já foi escrito sobre isso), os problemas começaram.

Essa "Grande Loja de Londres e Westminster", recém formada, quando percebeu que, após adesão de inúmeras Lojas, a coisa ia dar certo, alterou certos eventos ritualísticos, obviamente na boa intenção. Aliado a isso, um ex-maçom chamado Samuel Prichard, aproximadamente em 1730, lançou um livro denominado "A Maçonaria Dissecada" no qual, a maioria dos segredos maçônicos era revelada.

Para evitar a penetração de profanos nas Lojas, mais alterações foram realizadas.

Essa Grande Loja, após o seu quinto Grão-Mestre, começou a convidar, e com aceitação, membros da Realeza ou da Nobreza para serem os futuros Grão-Mestres.

Isso provocou, talvez sem maldade, uma "elitização", de modo que os irlandeses e escoceses não eram bem recebidos nas Lojas pertencentes a essa Grande Loja.

Com essa elitização, mais as alterações realizadas nas cerimônias ritualísticas, as Lojas, que não aderiram à Grande Loja de Londres e Westminster, normalmente compostas de irlandeses e escoceses, fundaram outra Grande Loja, em 1751, e começaram a chamar, de modo pejorativo, os Maçons da Grande Loja de 1717 de "Modernos" e se auto denominaram de "Antigos", pois praticavam, segundo eles, a antiga e verdadeira Maçonaria, praticada na cidade de York.

Nessa época, em torno de 1756, estava ocorrendo a colonização na América do Norte e os quatro sistemas maçônicos, foram juntos com a colonização: a Maçonaria Irlandesa, a Escocesa, os "Antigos" e os "Modernos".

Com a independência dos EUA, em 1776, predominou nesse novo país a maçonaria dos "Antigos", juntamente com a maçonaria Irlandesa e Escocesa, com decréscimo da maçonaria dos "Modernos". Isso, provavelmente, devido ao fato dos "Modernos" estarem ligados a Realeza e a Nobreza. Então, a Grande Loja dos "Modernos" desaparece do cenário americano e as outras Grandes Lojas: dos "Antigos", Escocesa e Irlandesa se unem mais e, com Rituais baseados no Monitor de Thomas Smith Webb, derivado, principalmente do Ritual da Grande Loja dos "Antigos" fundaram as Grandes Lojas Estaduais dos Estados Unidos da América.

Com isso, começou a ser praticado, lá nos EUA, um Rito Maçônico que realmente pode ser chamado de "Rito de York", diferentemente do que ocorreu na Inglaterra, com a união dos "Antigos" e dos "Modernos", gerando o Sistema Inglês Maçônico (eles não usam o termo "Rito" e sim, o termo "Craft").

Ir.'. Alfério Di Giaimo Neto.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Translate it!