Ao contrário da Crosstourer, que também debuta este ano no mercado europeu,
a NC700X não vem para engrossar o time das bigtrails de alto desempenho.
Vista pela primeira vez na última edição do Salão de Milão em novembro
passado, a moto traz o conceito de uma motocicleta divertida para uso
diário. E, para completar, o modelo ainda é tido como uma das apostas da
Honda a aportar por aqui em breve.
O design não é completamente novo. A NC700X segue as mesmas linhas
inauguradas pela Crossrunner e que também acabaram sendo incorporadas na
aventureira Crosstourer. Entretanto, um pouco menos robusto, uma vez que uma
das características da moto é ser ágil para se deslocar pelo trânsito das
grandes cidades. Tendência reforçada pelo guidão alto e pelo assento em dois
níveis feitos para oferecer conforto ao piloto e garupa.
Há outro ponto que chama a atenção no projeto da NC700X. No lugar onde
normalmente está o tanque de combustível, a Honda optou por criar um espaço
semelhante ao que existe embaixo do assento dos scooters. O compartimento é
capaz de acomodar um capacete fechado e pode ser usado como substituo dos
baús. O tanque de combustível, por sua vez, foi colocado abaixo do banco e
tem capacidade para 14 litros.
Trail Tecnológica
Se por fora a NC700X tem o aspecto de uma moto que você já viu antes, por
dentro, a coisa muda. A nova Honda está equipada com o mais recente
propulsor criado pela marca japonesa. O motor com dois cilindros em linha
SOHC (comando único no cabeçote) de 670 cm³ foi usado pela primeira vez no
Integra, ainda em sua fase conceitual. Daí o seu tamanho compacto e quase
"quadrado", com diâmetro x curso de 73 x 80 mm.
Capaz de gerar até 51,8 cv de potência máxima a 6.250 rpm, o novo propulsor
tem refrigeração líquida e torque máximo de 6,3 kgf.m a 4750 rpm. Potência
equilibrada para uso nos centros urbanos, mas que também favorece
deslocamentos um pouco mais longos, como de uma cidade a outra.
O conjunto de freios conta com disco de 320mm de diâmetro na roda dianteira
com pinça de dois pistões; e de 240mm com pinça de pistão único na traseira.
A exemplo de outros modelos da marca, a Honda também disponibiliza uma
versão da NC700X equipada com o sistema Combined ABS, presente na VFR 1200F,
CB 1000R, entre outros.
A Honda está decididamente investindo em eletrônica embarcada nos seus novos
modelos e a NC700X não foge à regra. Além do sistema de freios Combined ABS,
a marca disponibiliza ainda uma terceira versão da moto que traz também o já
conhecido sistema de embreagem dupla DCT (Dual Clutch Transmission). Em sua
segunda geração, o DCT faz com que o câmbio funcione de maneira totalmente
automática ou facilita as trocas de marcha por meio de duas borboletas
colocadas nos manetes.
Família Reunida
O conceito da NC700X vai além de uma trail divertida para o dia-a-dia. Ela
complementa uma família de motos de proposta urbana composta por sua irmã
naked NC700S e pelo scooter com cara de motocicleta Integra. Além do motor,
as motos apresentam também o mesmo quadro em treliça do tipo diamante.
A estratégia para baratear a produção segue ainda na parte ciclística,
afinal os três modelos partilham a mesma balança monoamortecida e garfo
telescópico dianteiro. Entretanto o curso da suspensão é diferente, o que
ajuda a encaixar cada moto em um segmento diferente. A NC700X, por exemplo,
conta com curso de 150 mm na traseira e 153 mm na dianteira.
Por aqui
No último Salão de Tóquio, a Honda do Japão confirmou que os modelos da
família NC700 são mundiais e, portanto, poderiam vir para o Brasil. Com a
apresentação do conceito Honda Dream, nova estratégia da marca focada nos
modelos de alta cilindrada e a boa aceitação das trails médias pelo mercado
brasileiro, a NC700X aparece como a opção mais plausível para aportar por
aqui entre a sua irmã naked e o scooter Integra. Especula-se inclusive que
ela venha ainda este ano para ser uma opção mais acessível do que a
Transalp, uma vez que no mercado europeu a versão top de linha da NC 700X
custa cerca de 700 euros a menos do que a Transalp.
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