"Oh ! Quão bom e agradável vivermos unidos os irmãos ! É como o óleo
precioso sobre a cabeça, o qual desce para a barba, a barba de Aarão,
e desce para a gola de suas vestes. É como o orvalho do Hermon, que
desce sobre os montes de Sião. Ali ordena o senhor a sua benção e a
vida para sempre".
Israel assim como seu povo é abençoado por Deus, dizem em historias
populares, que é o povo escolhido, situado entre a cadeia de montes de
Sião, de onde se destaca majestosamente o monte Hermon, um verdadeiro
oásis, contrastando com os países vizinhos; Cortado por diversos e
importantes rios, dentre eles o mais famoso, o rio Jordão, às suas
margens estende-se verdejantes videiras e oliveiras assim com produz
tudo o que se planta.
Como Jerusalém está situada na meseta central da Palestina, para
chegar à cidade santa de qualquer parte da terra, é preciso "subir", o
que explica bem a razão de ser da expressão "das subidas", circundada
pelos montes de Sião, onde o senhor escolheu para morar, de onde se
destaca majestosamente o monte Hermon.
O monte Hermon por sua vez, destaca-se por sua magnitude, de tão alto,
há neve em seu cume o tempo todo, e é de lá, que após que vem o
orvalho santo junto com as bênçãos; A neve derretida, forma os rios e
os lençóis de água, e por sua importância é que no salmo 133, destaca
de forma tão bela.
Quando Davi falava "O quão bom e agradável vivermos unidos os irmãos!
" importância que dava aos povos de diversas aldeias que iam aos
templos de Jerusalém para rezar, e Jerusalém por sua vez, tratava à
todos dessa forma, acolhia quem quer que fosse, viesse de qualquer
lugar.
E o óleo citado "...é como o óleo precioso..." era um perfume
raríssimo à base de mirra e oliva, usado para urgir os reis e
sacerdotes, e ou aqueles neófitos que asparivam a alguma iniciação;
Importante à ponto de comparar com os irmãos unidos e sua
grandiosidade.
Agora quando fala "...é como o orvalho do Hermon, que desce sobre os
montes de Sião..." refere-se ao monte em sua pujança, sua importância
para a existência de Israel, dos montes vem o orvalho e o orvalho é a
água, a vida, a natureza, o bem mais precioso.
Para situarmos melhor na história, falo agora do significado de cada
citação, de onde podemos refletir e só assim, entendermos o que Davi
Dizia:
OS IRMÃOS:
Quando o Salmo 133, sugere "...que os irmãos vivam em união..."
estamos traçando um programa de convivência amena e construtiva, e se
voltarmos no tempo, veremos que a palavra "irmão" se revela uma
necessidade entre os homens e era mesmo. Com toques divinos, não menor
necessidade que temos dela hoje, basta que encaremos o panorama humano
dos nossos dias atormentados pelas divergências e alimentados pelo
ódio mais profundo.
O ÓLEO
" Os óleos vegetais são produtos de secreção das plantas, que se obtém
das sementes ou frutos dos vegetais, são substâncias gordurosas das
quais muitas comíveis líquida e de temperatura ordinária" Bem, podemos
ver que não trata-se de nova tecnologia, o óleo citado acima, usado
para unção sagrada, era uma das espécies porém muito especial.
AARÃO
O membro destacado da tribo de Levi, irmão mais velho de Moisés e seu
principal colaborador, possui um peso próprio na tradição bíblica,
devido ao seu caráter de patriarca e fundador da classe sacerdotal dos
judeus.
A BARBA
Pelos espalhados pelo rosto, adorna a face do homem desde os mais
remotos tempos, a barba mereceu dos mais variados, novos semitas e não
semitas da antiguidade, um trato especial, destinaram-lhe grandes
cuidados. Não apenas um símbolo de masculinidade e podemos
exemplificá-la com os varões que engrandeceram o império Brasileiro,
figuras imponentes pela conduta e em particular, símbolo de
austeridade moral.
Os Israelitas a que pertencia Aarão, evidenciaram especial estima pela
barba, a ela conferiam forte merecimento, apreciável atributo do
varão, que externava pela sua aparência, sua própria dignidade. Os
Israelitas por si mesmo, pelo que ela representava, raspá-la e
eliminá-la do rosto, demonstrava sinal de dor profunda.
AS VESTES
De especial significa litúrgico e ritualístico, eram as vestes
daqueles que tinham por missão exercitar atos religiosos, como a
unção, o sacrifício, o culto e variava de conformidade com os diversos
ofícios religiosos para invocação da divindade.
Havia especial referência pela cor branca nas vestes sacerdotais, nas
representações egípcias contemporâneas ou posteriores ao médio
império, os sacerdotes usavam um avental grosseiro e curto, já o
sacerdote leitor, usava uma faixa que lhe cobria o peito como
distintivo de sua categoria, enquanto que o sacerdote vinculado ao
ritual de coroação, exibia uma pele de pantera.
No velho testamento presume-se o uso de um avental quadrado, quando se
fala na proibição de aproximar-se do altar através das grades, talvez
um precursor do avental maçônico.
Então o óleo sagrado era jorrado sob a cabeça da pessoa a ser ungida,
desça pela barba e escorria à orla de suas vestes.
O ORVALHO
O esplendor da natureza oferece a magia do orvalho, que desce das
alturas para florir de viço as plantas, nada mais belo e nada mais
sedutor do que o frescor das manhãs, ver como as folhas cobrem-se de
uma colcha unida, onde vão refletir os raios avermelhados do sol que
traz luz.
No capim deposita-se o orvalho cama verde e amiga, em gotículas que,
juntando-se umas às outras, vão nutrir a terra ávida de alimento,
parecem espadas de aço ao calor do dia, nas pétalas florias,
formando-se perolas do líquido cristalino, espelho da vida que exulta
ao redor.
O MONTE HERMON
Trata-se de um maciço rochoso situado ao sul-sudeste do antilíbano do
qual se separa um vale profundo e extenso, apresenta-se de forma de um
circulo, que vai de nordeste à sudeste. Explicando um pouco mais, para
entender a geografia dessa região que viram nascer a história do mundo
bíblico: O Antilíbano é a cordilheira que se estende paralelamente ao
Líbano, separando das planícies de Bekaa. De todas as cadeias
montanhosas, é a que se posta mais ao oriente, pois desenvolve-se no
nordeste ao sul-sudeste, por quase 163 quilômetros, suas extensões e
alturas são visíveis à partir do mediterrâneo; Seu ponto culminante é
o monte Hermon, com mais de 2.800 metros de altitude, possui neve em
seu cume e de lá o vento traz o orvalho.
O MONTE SIÃO
Também chamado de monte de Deus, o monte Sião não que seja santo por
si mesmo, más porque o Senhor o escolhera para ser sua morada, para
todos, o monte será um refúgio seguro e inabalável.
O orvalho que escorre de Hermon para os montes de Sião, como o senhor
ali mora, é dele que escorre o orvalho abençoado, todas as suas
complacências.
Em Salmos 2:6 vemos que Deus mesmo instalou seu rei sobre o monte
santo, " Eu, porém constituí meu rei sobre o monte Sião " O mesmo
lugar em que Abraão ia sacrificar o filho conforme ( 2 Cr 3:1 e Gen.
22:2).
A BENÇÃO
Tudo que é bom e lhe é agraciado; Em Hebraico, seu significado é
"berakak" palavra que deriva de "Berek" que por sua vez significa
joelho. Nota-se a relação entre uma e outra palavra, porque, sendo a
benção a invocação das graças de Deus sobre a pessoa que a recebe,
deve ser colhida com humildade e unção, portanto, de joelhos em terra,
reverenciado e respeitosamente.
Para os Semitas, benção possui força própria, e por isso, é capaz
despertada a sua potencialidade energética de produzir a saúde,
palavra que se acha envolvida por vibração, carregada de energia
dinâmica e magia.
"O onipotente te abençoará com a benção do céu, com as bênçãos do
abismo, que jaz embaixo, com as bênçãos dos seios maternos e dos
úteros".
(Gênesis 49:25)
Assim " ...Porque ali o senhor ordena a benção e a vida para sempre.