Other stuff ->

sexta-feira, 1 de março de 2019

VENERÁVEIS DE SUCESSO


(esta  pílula foi baseada e adaptada de artigo de autoria do Sr.Luiz A. Marins Filho, Ph.D. sobre empresas de sucesso)

Veneráveis de sucesso não perguntam o que os Maçons de sua Loja querem – surpreendem os membros da Loja! Nem sempre os Maçons sabem o que querem. Os Veneráveis, pela experiência adquirida, é que têm a obrigação de desenvolver as atividades da Loja que irão surpreender os Maçons.

Veneráveis de sucesso entendem que ser prestativo é o novo nome do jogo. Esses Veneráveis entendem que de nada adianta você ser Grau 33, ou ter 40 anos de maçonaria. O importante é ser prestativo e estar ligado a tudo relacionado com a sua Loja.

Veneráveis de sucesso sabem que o maior capital de uma Loja é o "capital humano maçônico, de cada um de seus membros". Assim, as Lojas desses Veneráveis estudam, debatem, e fazem com que o nível intelectual do grupo seja cada vez mais alto. Elas não dispensam tempo de estudos. Relacionam–se com outras Lojas. Trocam conhecimentos. De nada adianta ter uma Loja bonita, lotada, muito bem apresentada, com instalações perfeitas, se os Maçons que a compõem não surpreendem pelos conhecimentos adquiridos.

Veneráveis de sucesso sabem que é preciso ter consistência e constância nos serviços, em Loja. Isto quer dizer que as Lojas com Veneráveis de sucesso tem normas, procedimentos e Ritualística que todos conhecem e utilizam. São Lojas que hoje, amanhã e depois, trabalham com qualidade, obedecendo a Ritualística. Veneráveis de sucesso não se julgam os donos da verdade. Desprezam o "achismo"  e "invencionices". A consistência é fundamental e, para isso, são necessários procedimentos constantes que todos conheçam e obedeçam.

Veneráveis de sucesso têm excelente relacionamento com os Maçons de sua Loja. Sabem da importância de um bom relacionamento. Veneráveis que não fazem isso não podem ter sucesso. Assim, ouvir, respeitar opiniões, respeitar pedidos é fundamental.

Veneráveis de sucesso relacionam-se bem com outras Lojas e com a comunidade, em geral. Veneráveis de sucesso compreendem a importância de ter uma boa imagem na comunidade. Assim, participam de programas sociais e culturais e estão sempre presentes na comunidade.

Quero aproveitar a mensagem deste artigo e dizer que nós, Maçons, somos fornecedores e temos nossos clientes, que são nossas esposas, nossos filhos, nossos amigos. Nossos parentes. Devemos surpreendê-los com nosso comportamento.

E, como Maçons que somos, devemos também ser "Maçons de sucesso" tendo como objetivo principal a Loja Maçônica com todas as suas atividades e seu corpo participativo.          Devemos, portanto, não perguntar o que nossa Loja quer e sim, surpreender e encantar em nossas atitudes e em nossas virtudes. Devemos oferecer nosso melhor serviço; ser consistente e constante em nossas atividades maçônicas. O nosso relacionamento, entre Irmãos, deve ser o mais exemplar possível.
 
Ir.'. Alfério Di Giaimo Neto.

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2019

A Espada Flamejante



A espada, é um aparato de ataque e defesa, podemos chamá-la assim, formado por uma haste longa e empunhadura, com ou sem guardas para proteção da mão. É feita normalmente de aço. É mais longa do que a "adaga", que por sua vez é mais longa do que o punhal e pode ser classificada, de um modo simples, em dois tipos: com lâmina comprida, pontiaguda e com dois gumes cortantes; ou somente uma haste redonda comprida e pontiaguda.

Normalmente, para ser guardada e protegida, é colocada dentro de uma bainha simples, que é um estojo versátil e leve, preso à cintura. É uma arma branca, usada desde os primórdios das civilizações guerreiras, como os Vikings, por exemplo; ou nas invasões turcas do século XVI, ou na forma de "cimitarra"; ou pelos Romanos nas suas conquistas e, até bem pouco tempo, nas últimas guerras na luta "corpo a corpo". Atualmente, constituem distintivos dos oficiais das Forças Armadas e Policiais Militares. São usadas em solenidades e formatura como símbolo de honra e dignidade.

A Espada Flamejante ou Flamígera é diferente de tudo que está acima mencionado. Ela não está descrita em nenhum livro, exceto a Bíblia, que não seja aquele que relate as coisas pertencentes à Ordem Maçônica . Sua lâmina não é retilínea, mas ondulada, assemelhando-se à labaredas de fogo.

Conforme pode ser lido no Livro Sagrado, a Bíblia, ela foi empunhado pelos Anjos do Senhor, Guardiões da Porta do Paraíso Terrestre, como verdadeira Espada de Fogo: "E expulsou-os; e colocou, no oriente do Jardim do Éden, querubins armados de espadas flamejantes, para guardar o caminho da Árvore da Vida  " (Gen.3:24).

Até onde se sabe, os historiadores não têm, além dessa informação obtida na Bíblia, descrita acima, outras informações que esclareçam a origem dessa arma, de formato tão peculiar. A Maçonaria Simbólica adotou-a, pois representa, sem dúvida, a emancipação da força, de proteção, de defesa e de ação. Tem significados tremendamente profundos na Simbologia Maçônica, sendo talvez, o principal deles, a arma a ser usada na luta eterna  da dualidade entre o "Bem" e o "Mal".

Semelhante aos "Anjos do Senhor" na Porta do Paraíso, é usada simbolicamente pelos Irmãos Cobridores, Externo e Interno, na Porta do Templo para "telhar" os IIr.: retardatários ao início da Sessão Maçônica e, "cobrir" o Templo aos profanos, simbolizando a autoridade da Ordem Maçônica em seus domínios.

Simboliza também o poder possuído pelo Venerável Mestre de Iniciar novos Aprendizes, Elevar novos Companheiros e Exaltar novos Mestres. O Venerável Mestre é a autoridade máxima da Loja, e deve ser o mais correto de todos os Irmãos. Esta retidão exemplar é simbolizada pelo "Esquadro" e a autoridade máxima é simbolizada pela Espada Flamejante.

Ampliando os limites de nossa mente, podemos afirmar que a Espada Flamejante, quando empunhada pelo Venerável Mestre, sem dúvida alguma, é a representação da força, do poder, da magia e do encanto da Maçonaria Universal, espalhada por todo canto da Terra. Essa mesma Maçonaria que tem aperfeiçoado os homens pelo Amor, pelo Caráter e pela Tolerância.

Ampliando nossos pensamentos mais ainda, podemos concluir que, devido à semelhança com os raios esplendorosos de uma tempestade, controlados pelo Grande Arquiteto, a Espada Flamejante, é o emblema da Justiça do Supremo, lembrando a Humanidade, em toda a sua gama de conhecimentos, que acima de qualquer um deles, por mais poderoso que se considere, está a Justiça Divina, separando o joio do trigo, os bons dos maus...

(este artigo foi escrito em 1998, um dos primeiros quando era ainda Aprendiz)

 Ir.'. Alfério Di Giaimo Neto.

Translate it!