Estandarte, segundo dicionário Aurélio, é definido como "bandeira de guerra" e por extensão somente "bandeira".
Na Maçonaria é uma espécie de bandeira, retangular, com formato obedecendo a "Lei Aurea", ou seja, com o comprimento 1,618 vezes maior que a altura, hasteada de modo que seu eixo maior (comprimento) fique na vertical.
Nele são colocados letreiros cujas palavras definem a Loja ou "Corpo Maçônico", juntamente com o logotipo da mesma, seus brasões e símbolos (ver Pílula Maçônica nº 12).
Brasão é a insígnia ou distintivo de pessoa ou família nobre, conferidos, em regra por merecimento. É um "escudo de armas" e, por extensão, "divisa', "emblema".
No campo da Heráldica, é definido como conjunto de peças, figuras e ornatos dispostos no campo do escudo ou fora dele, e que representam as armas de uma nação, de um soberano, de uma família, de uma corporação, de uma cidade, etc.
Heráldica é a arte ou ciência dos brasões. É o conjunto dos emblemas do brasão.
No Brasil, até onde sei, só existe uma única obra maçônica sobre heráldica. É um excelente livro que denomina-se "Manual Heráldico do Rito Escocês Antigo e Aceito, do Grau 01 ao Grau 33", sendo a parte pictográfica de autoria do nosso atual Sapientíssimo Irmão Claudio Roque Buono Ferreira, com pequenos textos descritivos de autoria do Mestre Castellani. (Nota do autor do blog - EU TENHO ESSE LIVRO E ELE É EXCELENTE!)
Ir.'. Alfério Di Giaimo Neto.