-> Patuscadas, nonsenses, lugares comuns (e incomuns) e outras basófias... Caronte saiu... Foi dar um descanso da vida miserável dele...
terça-feira, 30 de agosto de 2011
Nova Ducati 1199 pode chegar com câmbio da MotoGP
segunda, 29 de agosto de 2011 Gabriel Berardi
Desde que a imprensa mundial descobriu que a Ducati trabalhava no
desenvolvimento de uma nova superbike, rumores e palpites sobre a
configuração mecânica e ciclística da futura superbike italiana não
param de aparecer. Agora, depois de um motor revolucionário, de um
chassi inédito e de outras soluções tecnológicas oriundas das pistas
de competição (novidades que já são certas), novas notícias dão conta
de que a futura 1199 poderá trazer também um inédito câmbio.
Comenta-se que, em parceria com a Zeroshift, a tradicional marca
italiana está desenvolvendo um sistema de transmissão que permite
trocas de marcha mais rápidas, suaves e, principalmente, sem perda de
torque entre uma relação e outra.
Chamado de DST (Ducati Seamless Transmission), o sistema seria
"inspirado" naquele que a Honda utiliza atualmente na MotoGP e que,
para os especialistas, é um dos grandes responsáveis pelo atual
domínio da moto japonesa nas pistas do Mundial.
Há dois fatores que dão credibilidade ao mais novo rumor sobre a 1199:
Rossi e Hayden testaram esse câmbio na Desmosedici GP12 (1000 cm³) e a
própria Zeroshift afirma que "após termos desenvolvido este sistema ao
longo dos últimos cinco anos, já temos um protótipo funcional e no
final de 2011 vamos fazer um grande anúncio!". Vale lembrar que a nova
superesportiva da Ducati deverá ser apresentada em novembro, no Salão
de Milão. Coincidência?
Se esse novo sistema de cambio realmente estiver presente,
definitivamente, a superbike italiana deverá chegar como a moto mais
moderna do mercado e inaugurar um novo padrão na categoria.
Foto: Reprodução
Fwd: [MCBDA] Kasinski prepara lançamento de naked e supermotard 250
Os rumores que já vem circulando há algum tempo no mercado se
confirmaram. As duas novas motos que a Kasinski está prestes a lançar
já estão rodando por São Paulo em fase final de ajustes e praticamente
sem disfarces. Segundo informações que conseguimos apurar, serão duas
versões, uma naked e uma supermotard, ambas com motor de 250 cm³.
O moderno propulsor monocilíndrico SOHC de 4 válvulas e 250 cm³,
conta com arrefecimento líquido e alcança interessantes 27 cv. A
título de comparação, a Kawasaki D-Tracker 250 (também com motor "a
água") alcança 22 cv e a Honda XRE — com motor de 291 cm³ e
arrefecimento a ar — alcança 26 cv. Ainda não há outras informações
sobre a ficha técnica dos modelos.
Além do design moderno e arrojado nitidamente inspirado nas grandes
motocicletas italianas, o chassi (de aço) e a balança (de alumínio) do
tipo treliça são características marcantes no visual desta pequenas e
interessantes motos.
Com quadro em treliça e acabamento bem cuidado, as futuras Kasinski
lembram modelos italianos de alta cilindrada
O painel da SM é o mesmo adotado na naked, já a rabeta e exclusiva
A Megelli fabrica também esses mesmos modelos naked e supermotard com
um motor de 125 cm³ que gera 11 cv a 8 500 rpm — pouco frente à média
de 13-14 cv de nossas utilitárias urbanas. Entretanto, pelo menos por
enquanto, essa versão não deve ser comercializada por aqui. Nesses
modelos de entrada, 75% dos componentes, incluindo o motor fornecido
pela taiwanesa SYM, são originários de Taiwan.
Segundo o site da marca, a versão naked 125 pesa apenas 110 kg a seco,
o que deve subir para nãos mais de 115/120 kg na futura 250 cm³.
A Megelli é uma marca britânica que esboçou seus primeiros modelos em
2005 e, em setembro de 2007, as primeiras motos deixaram a linha de
produção.
Todo o design, estudo de ergonomia e engenharia de produção são feitos
no Reino Unido, e os resultados rápidos foram conseguidos, segundo a
marca, graças à utilização de novas tecnologias de design digital,
reduzindo a escala de tempo do esboço inicial até os primeiros
protótipos.