Other stuff ->

terça-feira, 5 de dezembro de 2023

Brasil vai mal no PISA: novidade?

O teste PISA - Programa Internacional de Avaliação de Estudantes - avalia a qualidade do ensino, baseado na performance dos alunos em Matemática, Linguagem e Ciências. 

E "novidade" - o Brasil foi mal! Que esperar de um país que investe cerca de 3000 dólares por ano (em contrapartida a OCDE investe mais de 10.000) por estudante e que mantém os mesmos métodos arcaicos e ultrapassados de ensino dessas disciplinas, sem nenhuma conexão com a vida do estudante, às vezes apenas decoradas para "passar" de ano?

Desde 2000 o Brasil vem dirigindo o pelotão do meio da má performance dos alunos - muitos alunos saem do ensino médio sem saber calcular um volume, resolver uma equação simples, saber algo de ciências ou entender uma idéia geral de um texto.
 
Uma vergonha! Ficamos debatendo essas políticas de gênero e problemas sem importância, vereadores dando nome para ruas, mas uma reforma do ensino, do método de ensino, nada. Criaram um currículo esdrúxulo de linhas malucas para as crianças aprenderem outras disciplinas, mas de que vale, se nem as básicas estão aprendendo?

E esses meninos que não conseguem extrair uma idéia de um texto, serão os "ingenhêros" e "dotôres" que cuidarão de nossas obras e de nossa saúde.

Onde iremos parar? Falo isso há alguns anos - analfabetismo funcional, ignorância em matemática e ciências básicas - não saber calcular uma causa e efeito...

Daí saem os anti-vacinas e os terraplanistas - os que negam a ciência e preferem, na ignorância, retroceder para antes dos avanços conseguidos com tanto sacrifício!

Triste retrato da insuficiência do ensino e da incapacidade de ver a realidade. 

Urge mudar o método de ensino e aplicar a escola na vida dos estudantes!

Translate it!