Other stuff ->

terça-feira, 27 de junho de 2023

Solstício de Inverno: Tempo de renascimento!


Solstício de Inverno: Tempo de renascimento!

A Maçonaria, como guardiã de antigas tradições, tem como uma de suas práticas mais antigas e tradicionais a celebração dos Solstícios e Equinócios.
Acredita-se que, assim como os Romanos observavam o Solstício de Inverno, em homenagem ao deus Saturno, posteriormente chamado de "Sol Invencível", esse costume também era observado pelas Guildas Romanas, os antigos Colégios e Corporações de Artífices, que nada mais eram do que a Maçonaria Operativa. Esse costume permaneceu intacto até ao surgir da Maçonaria Especulativa, que o manteve.

"Solstício" vem das palavras latinas "sol" e "sistere", que significam "sol" e "ficar parado". Durante o solstício, o sol está mais próximo de algum dos hemisférios, fazendo com que o dia nele dure mais, enquanto a noite é mais longa no outro hemisfério.

No hemisfério sul, o solstício de Inverno costuma ocorrer em 21 de junho. É quando o hemisfério sul está afastado do sol e o hemisfério norte está inclinado em direção a ele.

Lembrando que na antiguidade as civilizações estavam totalmente alinhadas com os ciclos da vida representados pelas estações do ano e os solstícios e equinócios. A vida daquelas civilizações dependia 100% do movimento da Terra em volta do Sol, tanto no plano da agropecuária quanto social e principalmente espiritualmente.

Essa variação de dia e noite não ocorre na Linha do Equador, onde os Solstícios são definidos através da distância entre a Terra e o Sol. Antigamente, as iniciações no hemisfério norte ocorriam sempre no Solstício de Inverno, quando a noite é a maior do ano, simbolizando que o iniciado está na escuridão em busca da luz.

É interessante observar que os nossos rituais são abertos e fechados, citando-se exatamente a movimentação solar. Além disso, as Colunas Zodiacais aludem aos Doze Signos Astrológicos por onde o Sol passa ao longo do seu ciclo anual. A nossa Ordem, meus Irmãos, é uma Ordem Solar.

Trata-se de uma data de grande importância para diversas culturas antigas, que a associavam simbolicamente ao nascimento e renascimento.  Na mitologia é o momento em que a Deusa grávida dá à luz a seu novo filho, marcando o renascimento simbólico do Deus Solar. Por isso, a celebração do Solstício de Inverno reafirma a continuação dos ciclos da vida e está ligado à roda da vida.

O Papa Júlio I decretou em 350 que o nascimento de Jesus Cristo deveria ser comemorado no dia 25 de dezembro (Solstício de Inverno no hemisfério norte), substituindo a veneração ao Deus Sol pela adoração ao Salvador Jesus Cristo.

O nascimento de Cristo passou a ser comemorado no Solstício do Inverno em substituição às festividades do Dia do Nascimento do Sol Invencível.

É um dos festivais universalmente celebrados. Foi a primeira festa sazonal comemorada pelas tribos neolíticas do norte da Europa e é até hoje considerado o início da roda do ano por muitas tradições e culturas.

O solstício deve ser comemorado com "ágapes solsticiais". Isso não significa se reunir para comer ou beber, mas sim para compartilhar, agradecer e unir energias a serviço do "mais elevado" e da ajuda à humanidade.

No templo maçônico, as datas solsticiais estão representadas num símbolo, que é o círculo entre paralelas verticais e tangenciais. Este significa que o Sol não transpõe os trópicos, o que sugere, ao maçom, que a consciência religiosa do Homem é inviolável; as paralelas representam os trópicos de Câncer e de Capricórnio e os dois São João.

É o momento de celebrar e compartilhar a vida. Feliz renascimento!

Texto adaptado por Paulo Júnio de Lima, Secretário de Comunicação da Grande Loja Maçônica de Minas Gerais

Translate it!