segunda, 29 de agosto de 2011 Gabriel Berardi
Desde que a imprensa mundial descobriu que a Ducati trabalhava no
desenvolvimento de uma nova superbike, rumores e palpites sobre a
configuração mecânica e ciclística da futura superbike italiana não
param de aparecer. Agora, depois de um motor revolucionário, de um
chassi inédito e de outras soluções tecnológicas oriundas das pistas
de competição (novidades que já são certas), novas notícias dão conta
de que a futura 1199 poderá trazer também um inédito câmbio.
Comenta-se que, em parceria com a Zeroshift, a tradicional marca
italiana está desenvolvendo um sistema de transmissão que permite
trocas de marcha mais rápidas, suaves e, principalmente, sem perda de
torque entre uma relação e outra.
Chamado de DST (Ducati Seamless Transmission), o sistema seria
"inspirado" naquele que a Honda utiliza atualmente na MotoGP e que,
para os especialistas, é um dos grandes responsáveis pelo atual
domínio da moto japonesa nas pistas do Mundial.
Há dois fatores que dão credibilidade ao mais novo rumor sobre a 1199:
Rossi e Hayden testaram esse câmbio na Desmosedici GP12 (1000 cm³) e a
própria Zeroshift afirma que "após termos desenvolvido este sistema ao
longo dos últimos cinco anos, já temos um protótipo funcional e no
final de 2011 vamos fazer um grande anúncio!". Vale lembrar que a nova
superesportiva da Ducati deverá ser apresentada em novembro, no Salão
de Milão. Coincidência?
Se esse novo sistema de cambio realmente estiver presente,
definitivamente, a superbike italiana deverá chegar como a moto mais
moderna do mercado e inaugurar um novo padrão na categoria.
Foto: Reprodução
Nenhum comentário:
Postar um comentário