Será a Big Trail mais aventureira do mundo?
A substituta da 990 Adventure é uma nova big trail que chega às lojas com o
peso de muita expectativa pela própria KTM e pelos consumidores.
Nos últimos anos, a fabricante austríaca mobilizou recursos e cérebros no
desenvolvimento do que chama de "maior e mais importante projeto na história
da empresa". Além de ser um produto de categoria altamente rentável para o
bolso e a imagem da marca, a nova 1190 Adventure chega com a missão de
manter o posto de melhor produto para uso off-road extremo e somar melhorias
para uso on-road.
Em comparação à nova BMW R 1200 GS, sua rival em uso off-road, a Adventure
entrega mais potência e menos peso; já contra a líder entre as big trail com
vocação para o asfalto, a Ducati Multistrada 1200, praticamente se iguala
nos 150 cv e torque de 12,7 kgf.m. Isso com uma vantagem que pode torná-la
uma das motos mais versáteis do mundo: a Ducati usa aros 17" e pneus para
uso on-road, o que praticamente descarta o uso todo-terreno.
Mas, vale dizer que a KTM é a marca líder de motocicletas vencedoras da
prova off-road mais tradicional e difícil do mundo, a Dakar.
É uma moto completamente nova e bem mais que a evolução da 990 que existe há
cerca de uma década. A 1190 tem uma nova proposta de uso, é uma moto para o
grande público das big trail e não apenas um nicho que pensa no uso
"hardcore".
O tempo das big trail pesadas e sem potência definitivamente se foi. A KTM
sabe disso e escolheu o motor V2 de 175 cv da esportiva RC8 para equipar a
nova big trail. Potência certamente não seria um problema, então os
engenheiros trabalharam para entregá-la do jeito certo: quase 1.000 rpm mais
cedo; o torque máximo está disponível cerca de 2.000 rpm antes do que na
RC8. Outro objetivo foi aumentar a longevidade e confiabilidade do conjunto
mecânico, que passou a ter intervalos de revisão de 15.000 km.
O lançamento no Brasil ainda não tem data para acontecer, já que os planos
da subsidiária local estão suspensos por causa do litígio com o Grupo Izzo.
Fonte: Site DuasRodasonline.com.br, adaptado por RockRiders.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário