KTM 125 Duke 2013 será primeira do mundo a oferecer ABS com esta cilindrada
O Parlamento Europeu, Poder Legislativo da União Europeia, havia aprovado no
último dia 20 de novembro a obrigatoriedade de freios ABS em motos com mais
de 125cc a partir de 2016. A medida foi ratificada hoje pelo Conselho
Europeu de Ministros, o que significa que está definida a adoção da nova
regra em 1º de janeiro de 2016. "Além de melhorar a segurança, a unificação
da legislação européia reduzirá custos para a indústria", avaliou Antonio
Tajani, vice-presidente da Comissão Europeia responsável pela Indústria.
Além do ABS para motos com mais de 125cc, a nova lei prevê que os veículos
de menor cilindrada (51 a 125cc) terão de contar com sistema CBS de frenagem
com acionamento combinado das duas rodas.
No Brasil, o projeto de lei 195/2012 do senador Cyro Miranda (PSDB-GO) prevê
a adoção do sistema de freios ABS nas motos a partir de 2014. Aprovado pela
Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania no último dia 13 de setembro,
o projeto inclui as motocicletas na resolução nº 380 do Contran, de 28 de
abril de 2011, que determinava a futura adoção do sistema pelos automóveis,
mas não mencionava veículos de duas rodas. Também entre os maiores mercados
mundiais de motocicletas, a Itália é outro país que está se movimentando com
uma legislação própria para adiantar o processo de adoção do ABS. Ainda
neste mês o parlamento italiano se manifestará sobre um projeto que tornará
obrigatória a existência de versões opcionais com ABS para todos os veículos
a partir de 125cc, com efeito imediato.
Fonte: duasrodasonline.com.br
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