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quinta-feira, 11 de abril de 2013

União Europeia torna obrigatório ABS em motocicletas

A partir de 2016, os sistemas antibloqueio de frenagem (ABS) serão
introduzidos como equipamento original para um número maior de motos
na União Europeia. No início de março, foi aprovada uma legislação
cujo objetivo é reduzir ainda mais o número de acidentes de trânsito.
Só em 2011, cerca de 5 mil motociclistas morreram nas estradas da
Europa.

"A utilização do ABS pode impedir mais de um quarto de todos os
acidentes de moto com danos pes soais", diz Gerhard Steiger,
presidente da divisão Chassis Systems Control da Bosch, segundo estudo
sobre acidentes conduzido pela empresa.

A Bosch fabrica o sistema antibloqueio de frenagem para motos desde
1994 e já vendeu cerca de 750 mil sistemas até hoje. Em 2010, a
empresa lançou uma geração de ABS projetado especificamente para motos
e, desde então, vem trabalhando no desenvolvimento continuo de funções
adicionais que visam melhorar o desempenho do sistema.

De acordo com a nova legislação da UE, será obrigatório instalar um
sistema antibloqueio de frenagem para todas as motos que tenham
motorização superior a 125 cc. A partir de 1° de janeiro de 2016, isso
será aplicado em motos às quais será concedida a homologação e, a
partir de 2017, para todos os modelos.

Além disso, será exigido que veículos de duas rodas, com motorização
de acima de 50 cc até 125 cc, tenham ABS ou pelo menos sistema de
frenagem combinado (CBS - Combined Brake System). Esse sistema
trabalha com os freios dianteiro e traseiro mecanicamente, resultando
que ambas as rodas sejam simultaneamente desaceleradas durante a
frenagem.

No entanto, essa solução não regula a pressão do freio - o que
significa que as rodas ainda podem travar. Após a ratificação pelo
Parlamento Europeu e pelo Conselho de Ministros da União Europeia, a
norma já foi publicada no Diário Oficial e, portanto, está
oficialmente em vigor.

Segundo pesquisa realizada pela Bosch, com base em estatísticas de
vendas, no Brasil apenas 1% das novas motocicletas vendidas entre
janeiro e dezembro de 2012 saíram de fábrica equipadas com os freios
ABS. Entre essas, nenhuma moto com menos de 250cc, que representa o
maior segmento do Brasil com mais de 90% de participação de mercado.
Em contrapartida, em 2012, 41% dos carros novos registrados já
contavam com ABS.

Segundo estudo realizado pelo Banco de Dados de Acidentes da Alemanha,
o GIDAS, 47% dos acidentes com motos são causados por frenagem
equivocada ou hesitante. O ABS resolve este problema e permite uma
frenagem mais segura e eficiente. Diversos estudos científicos
comprovam que o ABS é o sistema com mais alto potencial de segurança.

Fonte: moto.com.br

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