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terça-feira, 9 de novembro de 2010

Som das Harley

Se você sabe como funcionam os motores de carros, então você sabe como
um motor a gasolina básico de quatro tempos funciona. Um pistão
percorre os tempos de admissão, compressão, combustão e escapamento a
cada duas voltas do virabrequim. Quando seu cortador de grama está em
marcha-lenta, você pode ouvir o som pop-pop-pop-pop, que na verdade é
o som dos gases comprimidos no cilindro escapando quando a válvula de
escapamento se abre. Cada pop é o som resultante da válvula de
escapamento se abrindo uma vez - e isso acontece a cada segundo giro
do virabrequim.

Em um motor de dois cilindros horizontalmente opostos, os pistões são
sincronizados de forma que um dispara em uma volta do virabrequim e
outro dispara na seguinte - então um dos pistões dispara a cada volta
do virabrequim. Isso parece lógico e confere ao motor uma sensação de
equilíbrio. Para criar este tipo de motor, o virabrequim tem dois
colos separados para as bielas. Os colos são separados um do outro por
180º.

O motor de uma Harley tem dois pistões. A diferença no motor da Harley
é que o virabrequim tem apenas um moente de biela, e ambas se conectam
a ele. Este desenho, combinado com o arranjo em "V" dos cilindros,
significa que os pistões não podem disparar em intervalos regulares.
Em vez de um pistão disparar a cada 360º, um motor de Harley funciona
assim:

•um pistão dispara
•o pistão seguinte dispara a 315º
•há um intervalo de 405º
•um pistão dispara
•o pistão seguinte dispara a 315º
•há um intervalo de 405º
E o ciclo continua.

Quando em marcha-lenta, você pode ouvir o som pop-pop seguido de uma
pausa. Então, o som de uma Harley é pop-pop...pop-pop...pop-pop. Esse
é o som único de uma motocicleta Harley-Davidson.

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