Qual o significado do instrumento "Esquadro" na Maçonaria?
O "Esquadro", além de ser a Joia do Venerável Mestre, é a segunda das "Três Grandes Luzes" que iluminam as Lojas. O primeiro é o "Livro da Lei", e a terceira, o "Compasso". Ele se associa com este último, suas partes entrecruzadas ou sobrepostas com as pernas do Compasso de maneira variável de acordo com o grau Simbólico em que funciona a Loja e com o Rito.
Simboliza a retidão moral, razão pela qual as suas partes são rígidas – daí a expressão "viver de acordo com o Esquadro".
Vejam abaixo o que nos diz o Mestre Allec Mellor:
"várias tumbas de arquitetos da idade Média representam o Esquadro e o Compasso associados, mas com um significado puramente operativo. É o caso de se perguntar, contudo, se um significado mais esotérico já não aparecia no célebre esquadro de metal descoberto na ponte de Limerick (Baal´s Bridge) na Irlanda, quando de sua reconstrução. "
Essa peça curiosa representa a data de 1517 e as seguintes palavras:
"Esforçar-me-ei para viver no amor e na solicitude. Na retidão, de acordo com o esquadro".
Nada permite afirmar que se trata de uma falsificação. Admitindo-se, contudo, que a data de 1517 seja autentica, é excepcional encontrar o simbolismo do Esquadro num sentido tão inusitado na época.
Apesar que, fora da Maçonaria, encontra-se esse Símbolo em outros simbolismos, inclusive na filosofia chinesa, com a mesma significação.
M.'.I.'. Alfério Di Giaimo Neto
Nenhum comentário:
Postar um comentário