viagens são algumas das qualidades herdadas da família Ténéré nessa
versão de 250 cc
Em vários países a Yamaha, em sintonia com as necessidades
particulares de cada mercado, desenvolve versões de produtos com
características locais. Apoiada nessa filosofia global a Yamaha do
Brasil criou a nova XTZ 250 Ténéré. Um veículo para ser utilizado no
transporte diário, em viagens ou lazer, que oferece autonomia,
conforto, economia e qualidade preservando algumas características
trail, porém com maior aptidão a grandes aventuras no asfalto. Um
modelo para ser utilizado em deslocamentos urbanos e rodovias.
Para a sua concepção foram aplicados os mesmos conceitos das Yamaha
Ténéré 660 e Super Ténéré 1200, mas em uma motocicleta de menores
proporções e com um comportamento dinâmico mais voltado ao asfalto.
A XTZ 250 Ténéré, vista de frente se destaca o bloco ótico com dois
multirefletores e lente em policarbonato que abriga duas parábolas com
lâmpadas alógenas de 55 Watts. Ambas alojadas em uma semi-carenagem
com pára-brisa que oferece proteção do vento, insetos, chuva, linhas
de pipa e etc. Esse conjunto frontal integrado ao tanque de
combustível e o pára-lamas baixo são responsáveis por um menor consumo
de combustível e velocidade final ligeiramente superior as suas irmãs
da mesma categoria.
O chassi do tipo semi-berço duplo em aço encaixa um tanque de
combustível, com capacidade para 16 litros e reserva de 4,5 litros –
suficientes, por exemplo, para percorrer a distância Rio/São Paulo sem
a necessidade de abastecimento. Sua tampa do tipo abastecimento rápido
conta com dreno no bocal eliminando o excesso. A XTZ 250 Ténéré tem
autonomia sem igual entre os produtos do mesmo segmento, apresentando
características únicas em um mesmo produto, tais como; conforto,
proteção aerodinâmica, altura do guidão mais elevado com
amortizadores, assento em degrau, alças para a garupa, comandos nos
punhos e painel de instrumentos completo, exaltando sua aptidão para
viagens.
Seu propulsor como na linha XTZ 250 X e XTZ 250 Lander e também na YS
250 Fazer a tecnologia e know-how utilizados são semelhantes, e
igualmente reconhecidos, aos modelos de ultima geração da Yamaha como
nas Yamaha YZF-R1 e YZ 450F que fazem uso do pistão forjado e cilindro
com revestimento cerâmico com maior resistência e melhor dissipação do
calor.
O funcionamento do motor monocilíndrico, quatro tempos, OHC (Over Head
Camshaft) de exatos 249 cc desenvolve 21 cv a 8.000 rpm é gerenciado
por um eficiente sistema eletrônico que controla um conjunto de dez
diferentes leituras. O coração, a Unidade de Controle Eletrônico (ECU)
monitora e analisa as informações de cada sensor e transmite os
comandos aos vários sistemas para atender às mais diferentes condições
de pilotagem, como por exemplo, o sensor do ângulo de inclinação que é
usado para interromper a injeção do combustível quando houver uma
inclinação da motocicleta superior a 65 graus, sensores que avaliam a
altitude, a temperatura do ar, admissão, etc..
A alimentação por injeção eletrônica (Sistema Yamaha de Injeção
Eletrônica), pioneira no Brasil em motores de 250cc, foi concebido a
cinco anos o que lhe confere maturidade e comprovadamente robustez e
econômia com desempenho coerente a sua proposta, harmonizando
respostas rápidas nas arrancadas e em retomadas.
Engrenagem compensada com mola amortecedora instalada na extremidade
direita do eixo balanceador (Balance Engine), engrenagens das cinco
marchas reforçadas completam o conjunto.
A suspensão dianteira reforçada do tipo telescópica tem barras
protegidas por uma coifa em borracha e curso de 220 mm, enquanto a
traseira monoamortecida tem 200 mm de curso sendo formada pelo braço
oscilante e um amortecedor a mola, óleo e gás com regulagem por rosca
de fácil acesso e manuseio.
As rodas com aros em aço 80/90-21 M/C 48S e traseira 120/80-18 M/C 62S
levam pneus Pirelli Scorpion, com aplicação mais on-road que off-road
com reduzido nível de ruído.
O painel de instrumentos acomoda um mostrador de Cristal liquido
multifuncional com hodômetro total e dois parciais (TRIP-1 e TRIP-2),
mais hodômetro do combustível (F-TRIP), indicador do nível de
combustível, relógio e tacômetro eletrônico analógico de excelente
visualização, além de leds; indicador do neutro, farol alto, luz de
direção e alerta do motor.
Os freios a disco em ambas as rodas, na frente leva um disco com 245
mm de diâmetro e pinça com dois êmbolos – que teve seu poder de
frenagem melhorado pela adoção de uma mangueira mais curta e com malha
de cobre em sua extremidade junto ao calíper, e na traseira um disco
de 203 mm de diâmetro.
A XTZ 250 Ténéré é a motocicleta ideal para aqueles que buscam um
veículo versátil para o transporte pessoal na cidade e aptidão para
aventuras e viagens com o carisma da legenda Ténéré - deserto dos
desertos no dialeto Tuaregue.
Já à venda nas Concessionárias Autorizadas Yamaha ao preço público
sugerido posto Manaus, Amazonas, de R$ 12.900,00, na cor branca ou
preta.
As motocicletas Yamaha têm um ano de garantia, sem limite de
quilometragem. A Yamaha conta atualmente com uma rede de 550
concessionárias. SAC 2431-6500.
Principais características:
Torque em baixas e médias rotações
Eixo de comando de válvulas
Transmissão (relação de redução primária e secundária)
Caixa do filtro de ar
Motor silencioso
Válvulas com funcionamento silencioso
Corrente de Comando de funcionamento silencioso
Engrenagem compensada com mola amortecedora junto ao eixo balanceador
Carenagem e tanque de combustível colaboram para abafar ruído do propulsor em
funcionamento
Maior durabilidade
Corrente de Comando
Parede do Cilindro revestida com liga de Ni-P
Suspensão dianteira com coifa de proteção das barras
Protetor da pinça do freio traseiro
Baixo custo de manutenção
Bateria selada
Injeção eletrônica
Melhor Pilotagem, mais conforto
Guidão mais alto com amortizados
Assento em degrau amplo e confortável para piloto e garupa, início da
área da garupa proporciona apoio lombar para o piloto
Pára-brisas, menos cansaço e proteção – inclusive para linhas de pipas
Amortecedor traseiro com mola, óleo e gás com regulagem por rosca de
fácil acesso e manuseio
Economia do Combustível
Injeção eletrônica
Conjunto carenagem, pára-lamas dianteiro, tanque de combustível
privilegiaram o consumo em velocidade de cruzeiro
Distância do solo
Com altura mínima do solo de 270 mm e altura de assento a 865 mm, a
XTZ 250 Ténéré
foi projetada para enfrentar quaisquer obstáculos
Segurança ativa
Freio a disco de 203 mm de diâmetro na roda traseira
Freio dianteiro de 245 mm com pinça de dois pistões, melhorado pela
adoção de uma mangueira em borracha mais curta e com malha de cobre na
extremidade
Semi-carenagem com pára-brisas
Atende as Normas de Controle de Emissão de Gases
Sistema de Injeção Eletrônica - funcionamento suave, econômico,
fornece a perfeita mistura ar/combustível em todas as faixas de
rotação. Alimenta o motor na proporção ideal de mistura em qualquer
regime de funcionamento, além de contribuir para o controle
de emissão de poluentes, partida imediata, economia e durabilidade
Catalisadores
PONTOS FORTES – preceitos básicos
Estilo
Conforto
Agilidade
Ciclística
Segurança
Consumo
Velocidade de cruzeiro
PONTOS FORTES - estilo
Design
Esportividade
Porte Maior
Acabamento
Design do tanque de combustível, semi-carenagem com dois faróis e pára-brisas
Disposição dos comandos nos punhos
PONTOS FORTES – funcionalidade ou utilização
Dia a dia
Uso Urbano
Perímetro urbano
Rodovias
Trilhas
Conta ainda
Alças traseiras para a garupa tubular em aço com pontos de amarração
Trava de capacete na lateral traseira à altura média
Tampa do tanque de combustível do tipo abastecimento rápido com dreno no bocal
Guidão mais elevado com amortizador
Tacômetro eletrônico analógico de fácil visualização
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